Amazonas terá rede de saúde ampliada

O Amazonas deverá ter, até 2010, pelo menos 27 novas unidades de saúde na capital e no interior do Estado. O objetivo, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, é ampliar o acesso dos usuários do sistema público a serviços de média e alta complexidade. Ele anuncia que, para isso, estão planejados investimentos anuais de cerca de 15% do total de recursos que o Governo do Estado destina ao setor saúde – atualmente em torno de R$ 1 bilhão.

Segundo o secretário, parte das unidades planejadas já está em execução e parte está em fase de projeto para licitação. “Estamos dando continuidade ao programa de expansão e modernização da infra-estrutura de saúde”. O que o Governo pretende, explica, é aumentar a oferta de serviços e descentralizar cada vez mais o atendimento, instalando unidades nas regiões de maior concentração populacional.

No interior, a Susam planeja inaugurar 20 hospitais para funcionar 24 horas, com serviços de maternidade, urgência, emergência, atendimento clínico, cirúrgico e internação. As novas unidades devem seguir o padrão das outras 24 inauguradas desde 2003 pelo Governo do Estado. “Estamos dotando o interior de condições reais para a melhoria do atendimento”.

Para o secretário, a nova rede hospitalar do interior do Amazonas vem garantindo agilidade no atendimento e evitando a remoção de pacientes para a capital. A estrutura nova, com centros cirúrgicos adequados, permite também que equipes médicas da capital façam cirurgias de média complexidade, em sistema de mutirão.

Índices melhoram – O secretário avalia que últimos cinco anos o Amazonas vem desenvolvendo o maior programa de infra-estrutura de saúde das últimas décadas. Foram inauguradas neste período 49 unidades, das quais 25 no interior e 24 na capital. “Com isto, conseguimos melhorar alguns dos indicadores de saúde mais importantes, como as taxas de mortalidade materna e infantil, superando as metas de redução propostas pelo Ministério da Saúde”.

Manaus terá mais três SPAs

O programa de ampliação e modernização da infra-estrutura de saúde prevê para a capital a inauguração de mais três Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), expandindo a rede de pequenas urgências para dez unidades espalhadas em todas as zonas geográficas de Manaus.

Os Serviços serão instalados no Nova Vitória, Cachoeirinha (área do Prosamim) e na Cidade Nova, que também contará com uma Policlínica. O SPA da Cidade Nova já está em construção e funcionará com serviço acoplado de policlínica, seguindo o modelo do SPA e Policlínica José Lins, inaugurado no ano passado no bairro Redenção. Os outros dois serviços estão em fase de projeto para licitação.

As novas unidades devem responder por mais 550 mil atendimentos por ano, ampliando para quase 2 milhões o número de usuários atendidos anualmente neste setor.

Além dos SPAs serão construídas duas novas unidades da Farmácia Popular do Brasil, uma parceria com o Governo Federal. Três unidades já funcionam na capital – uma no centro, uma no Santa Etelvina e outra no São José, que atendem em média 1 mil pessoas por dia. As novas farmácias irão atender aos moradores da Cidade Nova e da Compensa.

Também será criado o Centro de Reabilitação do Aleixo, voltado para assistência à pacientes com seqüelas da hanseníase e a outros problemas relacionados a dificuldades motoras. “Além disso estamos em processo de ampliação e modernização da Fundação de Medicina Tropical e vamos reconstruir a policlínica do Centro, antigo PAM Centro”.

Wilson Alecrim destaca que, em média, o Governo do Estado destina ao setor mais de 20% de recursos próprios, quase o dobro dos 12% exigidos pela legislação. “Por esta razão não vivemos a mesma situação de crise da maioria dos outros estados brasileiros, embora ainda tenhamos muitos problemas a resolver”, afirma. O secretário destaca que as ações no setor saúde fazem parte das prioridades do governador Eduardo Braga.

Segundo ele, a instalação de novas unidades de saúde atende a necessidades identificadas pelo setor de planejamento da Susam e do Governo do Estado. “Consideramos os indicadores de saúde, a população e a rede já existente”.

Obras da capital

Farmácia Popular da Cidade Nova
Farmácia Popular da Compensa
SPA e Policlínica Danilo Corrêa na Cidade Nova
Policlínica Centro (PAM)
Centro de Reabilitação do Aleixo
Ampliação e modernização da Fundação de Medicina Tropical

Hospitais no interior (construção, reconstrução, ampliação e reforma)

Humaitá
Hospital e SPA de Manicoré
Borba
Pauini
Beruri
Barreirinha
Tapauá
São Gabriel da Cachoeira
Santa Izabel do Rio Negro
Boa Vista do Ramos
Silves
Maués
Rio Preto da Eva
Tefé
Jutai
Envira
Urucurituba
Manacapuru
Japurá

_____________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327