Estado incentiva doação de córneas

Esclarecer a população sobre os transplantes de órgãos e incentivar a doação de córneas – tecido já captado no Amazonas a partir de doador cadáver – é o objetivo da campanha estadual para doação de órgãos, que acontece entre os próximos dias 23 e 28. A campanha está sendo promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) que pretende sensibilizar o público jovem e adulto, com informações claras e diretas sobre o assunto.

Equipes da Central Estadual de Transplantes e do Banco de Olhos do Amazonas estarão, durante este período, em dias alternados, em shoppings, praças, órgãos públicos e hospitais. Nesses locais, serão montados stands e haverá distribuição de material informativo. Em alguns espaços serão realizadas palestras educativas. “Queremos que a população conheça o processo de doação de órgãos, sem mitos”, esclarece o coordenador estadual de transplantes, Noaldo Lucena.

De acordo com o coordenador, a campanha é motivada pelo Dia Nacional do Doador de Órgãos, 27 de setembro. “Em todo o país haverá mobilização”, diz.

Noaldo Lucena informa que o Amazonas já realiza transplantes de rim e córnea. “Somente em 2006 realizamos 97 transplantes”. Ele explica que os transplantes de rim são feitos a partir de doações de pessoas vivas. “São parentes que têm compatibilidade genética com o paciente e estão dispostos a realizar a doação”. As cirurgias são feitas no Hospital São Júlia, conveniado do Sistema Único de Saúde (SUS).

Olhos – Os transplantes de córnea são feitos em cinco clínicas de oftalmologia, também credenciadas e conveniadas com o SUS. A captação do tecido é feita após a morte. “A doação é autorizada apenas pela família e pode ser feita até seis horas após o falecimento”, explica a diretora do Banco de Olhos, Cristina Garrido.

Para mostrar a importância da doação para os pacientes que esperam o transplante, equipes técnicas do Banco atuam nos principais pronto-socorros e hospitais de Manaus e, ainda, no Instituto Médico Legal. “Procuramos sensibilizar os familiares, mostrando que muitas pessoas, incluindo crianças, aguardam uma córnea para ter a visão de volta”. Ela diz que o Estado pode fazer até cinco vezes mais transplantes. “Só precisamos de mais doações”.

A diretora relata que a população ainda está se acostumando com a idéia da doação de órgãos. O Banco de Olhos têm apenas três anos. “Por isso o trabalho direto com as famílias, envolvendo inclusive assistentes sociais e psicólogos, é a nossa principal ferramenta”.

O transplante é feito nos casos em que o paciente perdeu a visão por problemas na própria córnea, ocasionados por doenças ou acidentes. “A córnea é como a mica de um relógio. Ela permite a visão desde que todo o resto esteja funcionando bem”, explica.

Estado quer ampliar o transplante de rim

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, anuncia que o Estado está ampliando a capacidade de realizar transplantes. Um laboratório que servirá para exames de compatibilidade entre doador e receptor de órgãos já está em fase de testes na Fundação Hemoam. “Com este recurso vamos dar início ao transplantes de rim a partir de doador cadáver, e abrir as possibilidades de captação e transplante de outros órgãos como fígado e coração”. A captação de rim deve começar no primeiro semestre do próximo ano.

De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes existem cerca de 500 pacientes necessitando de uma córnea e cerca de 450 precisam fazer um transplante renal.

Fígado – O próximo órgão a ser transplantado no Estado deverá ser o de fígado. A Amazônia é região endêmica para hepatite B e C. “Por causa da doença, alguns pacientes acabam com o fígado seriamente comprometido e precisam do transplante”, explica o secretário.

Atualmente o procedimento é feito em outros estados, por meio do Tratamento Fora de Domicílio. Até o julho deste ano, 108 pacientes foram inscritos para o transplante hepático. “Nossa previsão é de que até 2010 estejamos com o procedimento implantado nos hospitais Getúlio Vargas e Adrinao Jorge”. Antes disso, segundo ele, as unidades hospitalares precisam ser adequadas e o treinamento das equipes, finalizado.