Mutirão de cirurgias chega a mais dois municípios

O mutirão de cirurgias promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) no interior do estado chegou, no último final de semana, aos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, próximos da fronteira com a Colômbia e o Peru. Trinta e nove pacientes foram operados. Além das cirurgias foram realizados 68 exames de endoscopia digestiva alta, para diagnóstico de doenças do aparelho digestivo.

Os pacientes foram atendidos por uma equipe de três cirurgiões gerais, um anestesista e uma enfermeira. As cirurgias estavam agendadas e os pacientes selecionados já tinham sido avaliados pelas equipes médicas locais e submetidos aos exames pré-operatórios. As cirurgias foram feitas nos hospitais regionais de cada município, onde os pacientes permaneceram no período de pós-operatório.

De acordo com a secretária executiva de Assistência à Saúde do Interior, Heliana Feijó, o maior número de cirurgias foi para retirada do útero e hérnias. Foram realizadas também cirurgias para reparar problemas de ovário, pedra na vesícula e água nos testículos, entre outras.

A secretária informa que os mutirões acontecem desde 2005, com apoio do Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Cirurgias Eletivas. Até o final do ano passado, cerca de 1,2 mil pacientes de 19 municípios considerados pólos regionais haviam sido atendidos pelas equipes. Em função do grande número de pacientes, em alguns destes municípios as equipes estiveram mais de uma vez. “Nosso principal objetivo é agilizar os atendimentos e evitar o deslocamento dos pacientes para Manaus”.

Neste ano, além de Tabatinga e Benjamin Constant, o mutirão já visitou os municípios de Iranduba, Boca do Acre, Manacapuru e Manicoré, onde foram feitas mais de 200 cirurgias.
______________________________________