Amazonas está há cinco anos sem raiva

O Amazonas está cumprindo as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para prevenção da raiva humana e há cinco anos não registra casos da doença. A última vez que o Estado notificou casos de raiva foi em 2002, em pacientes do município de Boca do Acre, localizado a 1.028 km de Manaus em linha reta.

Para a gerente do Centro de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Ana Cristina Rodrigues, o controle da doença ao longo dos últimos anos é o principal motivo de comemoração deste dia 8 de setembro, considerado pela Organização Mundial de Saúde como o Dia Mundial de Luta Contra a Raiva.

Ela diz que os resultados positivos do Estado foram alcançados graças à cobertura vacinal anti-rábica animal tanto na capital quanto nos municípios do interior do estado. “Ultrapassamos as metas de imunização dos nossos caninos e felinos e isso garante proteção para a população”, destaca.

Dados da Gerência de Zoonoses mostram que apenas no primeiro semestre deste ano, 33 municípios concluíram a campanha de vacinação com o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar no mínimo 80% da população canina e 100% dos felinos. Foram vacinados 81.468 cães, o que representa 89,5% do total e 29.181 gatos, 107,9% do total.

Cristina informa que continua trabalhando em parceria com as coordenações municipais para que até o final do ano os 62 municípios do estado fechem as campanhas com as metas atingidas.

Na capital a segunda etapa da campanha anual teve início este mês com a meta de vacinar 193.493 cães e 34.005 gatos. Cerca de mil agentes de saúde estarão trabalhando na campanha, com visitas casa a casa.

Raiva Humana

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, inclusive humanos. É causada por um vírus mortal tanto para animais quanto para os homens. O vírus ataca o sistema nervoso central e leva ao óbito em período de curta evolução da doença.

A transmissão se dá quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo através da pele ou mucosas, através de mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo sem a presença de ferimento. No Brasil, o principal transmissor da raiva ao homem é o cão.

A raiva humana tem como sintomas iniciais a transformação de caráter, inquietude, perturbação do sono e sonhos tenebrosos, evoluindo num período que varia de dois a quatro dias para sensibilidade, queimação, formigamentos e dor. Posteriormente o individuo passa a ter alucinações com febre e em seguida aparecem a aerofobia e a hidrofobia, com a presença de crises convulsivas periódicas.