Combate ao tabagismo reúne jovens

O Governo do Estado, através da Fundação Cecon, em conjunto com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do Câncer, comemorou hoje (29/08) o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para celebrar esta data, a organização promoveu ações esportivas com o objetivo de esclarecer e sensibilizar, principalmente os jovens, a não experimentar produtos derivados do tabaco.

A programação foi aberta com a Corrida pelo fim do Tabagismo, da qual participaram jovens do Ensino Médio e Fundamental. O evento foi realizado na Vila Olímpica de Manaus.

Os parceiros da Fundação Cecon na área de controle do tabagismo são a Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC), a Secretaria de Estado de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Câmara Municipal de Manaus.

É consenso entre a classe médica e entre cientistas que buscam a cura e os motivos para o aparecimento da doença, que o fumo constitui um dos maiores riscos no aparecimento do câncer, principalmente o de pulmão, laringe, boca, esôfago e estômago, sem, contudo descartar a sua fatídica contribuição em outros tipos de câncer.

Vários questionamentos surgiram com relação ao alcance das campanhas realizadas no sentido de conscientizar os fumantes para as vantagens de largarem o vício, como também aos não fumantes, principalmente os jovens, para que evitem iniciar o hábito de fumar, hoje considerado e tratado como dependência química.

Um estudo científico realizado recentemente e coordenado pela Universidade de São Paulo (USP), avaliou a evolução de indicadores relacionados ao tabagismo na população brasileira maior de 18 anos, entre 1989 e 2003.

Segundo a pesquisa, ocorreu um decréscimo no número de fumantes, que passou de 34,8% para 22,4%, o que representa uma queda anual de 2,5%. Na mesma pesquisa foi observada uma redução na média de cigarros consumidos por dia que passou de 13,3% para 11,6%.

Outro dado relevante e preocupante é com relação ao sexo: A redução ocorreu no sexo masculino, o que aponta para a necessidade urgente de intensificação das iniciativas de controle do Tabagismo mais voltadas para as mulheres, que em outro estudo realizado por pesquisadores, apareceram com maiores dificuldades para largar o vício.

Outro fator destacado é o de hierarquia social, onde as pessoas com menor grau de instrução e pertencentes às classes menos favorecidas, cultivam mais o hábito de fumar. Todos esses dados, vem servindo como base para direcionar as novas campanhas contra o fumo.

___________________________________________________
Assessoria de Comunicação da Fcecon