Mais de 340 mil crianças vacinadas no Amazonas
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está trabalhando com as secretaria municipais dos 61 municípios do interior do estado do Amazonas para intensificar as ações durante a última semana para a conclusão da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. O objetivo é incentivar os agentes de imunização a atingir a meta estimulada pelo Ministério da Saúde de vacinar 95% das crianças com idade entre 0 e 5 anos.
Até o momento apenas 15 municípios atingiram a meta. A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização, Izabel Nascimento, informa que o dado é preocupante, uma vez que a vacina é a única forma de prevenção contra a doença, que deixa seqüelas e pode levar a morte. Segundo Izabel, a maior dificuldade das equipes de imunização que trabalham com as comunidades do interior do estado são as questões logísticas. “Nós temos muitas dificuldades, mas procuramos vencer todas elas e pedimos as colaborações dos pais para que possamos imunizar todas as crianças”.
Segundo a coordenadora o objetivo da campanha é limpar o ambiente, evitando que o polivírus selvagem, causador da poliomielite, se mantenha vivo ameaçando a saúde pública. “Nós vacinamos as crianças, elas eliminam os agentes que matam o vírus através das fezes, descontaminando o ambiente e evitando a disseminação da doença”, destaca, completando que os agentes não estão medindo esforços para garantir a proteção a todas as crianças.
Até o momento foram aplicadas 346.419 doses da vacina em todo o estado, o que representa 80% do total das crianças na faixa etária a ser vacinada. Os agentes que atuam no interior têm até o dia 18 deste mês para atingir a meta em todos os municípios. “Nós estamos acompanhando dia a dia os nossos municípios e orientando para que possamos atingir essa meta”, enfatiza Izabel.
Segundo a coordenadora do PNI a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) disponibilizou um total de 470 mil doses da vacina para garantir a vacinação nos 61 municípios do interior do estado. As doses foram encaminhadas para os municípios no inicio do mês de junho.
Em Manaus a primeira etapa da campanha foi encerrada no dia 29 de junho, com um total de 179 mil crianças imunizadas, o que representa 90% da meta.
Poliomielite
A poliomielite é uma doença causada por vírus, que provoca paralisia e pode levar à morte. A doença é mais comum em crianças mas também pode ocorrer em adultos. A transmissão do vírus se dá de pessoa para pessoa, via fecal-oral. Todos os doentes, assintomáticos ou sintomáticos, expulsam grande quantidade de vírus infecciosos nas fezes, até cerca de três semanas depois da infecção do individuo. Os seres humanos são os únicos atingidos e os únicos reservatórios do vírus.
O período entre de incubação varia de 3 a 35 dias. Os sintomas iniciais são febre, dor de garganta, náuseas, vômitos e dor abdominal. O vírus atinge a corrente sanguínea e infecta outros orgãos, principalmente o cérebro, o coração e o fígado. O vírus provoca destruição dos neurônios motores, causando paralisia flácida dos músculos.
O número de músculos afetados varia. Se afetar os músculos associados ao sistema respiratório, provoca morte por asfixia. Frequentemente a paralisia é irreversivel. A mortalidade total de vítimas da poliomielite paralítica é de 15 a 30% para os adultos e 2 a 5% para crianças.
__________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327
Andréa Arruda – 9995-1310
Francismar Lopes – 9601-5485