Cardoso Fontes já em funcionamento

O governador Eduardo Braga anunciou que até o final do ano serão inauguradas duas novas unidades de saúde, ampliando para 64 o número de unidades e serviços de saúde colocados em funcionamento desde 2003.

O anúncio foi feito na manhã de ontem (31) durante inauguração da Policlínica Cardoso Fontes, que passou a funcionar em instalações modernas, na rua Lobo D’Almada, no Centro de Manaus. A unidade é referência para o tratamento de tuberculose e outras doenças pulmonares em todo o Amazonas.

O Governo do Estado fez investimentos de mais de 2,3 milhões entre equipamentos e obras para reforma e ampliação do novo prédio. No local, o então Centro de Referência em Tuberculose funcionou entre novembro de 1944 e abril de 2001, data em que foi desativado, passando a funcionar na rua 24 de maio.

Retornando ao antigo local, a Policlínica Cardoso Fontes passa a integrar a rede de policlínicas estaduais, que agora conta com seis unidades na capital, para atendimento de média complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade continua a ser referência em pneumologia sanitária, mas além de oferecer assistência médico-hospitalar aos pacientes com tuberculose e outras doenças do sistema pulmonar, vai viabilizar exames e consultas nas áreas de cardiologia, gastroenterologia, cirurgia, pediatria e radiologia.

Para o atendimento, que será feito de segunda a sexta-feira das 8h às 18 horas, a policlínica conta com cinco consultórios médicos, salas de triagem, psicologia, pequenas cirurgias, inalação, raio x e laboratório de análises clínicas e exames específicos de penumologia.

Segundo a diretora da Policlínica, Irineide Assumpção, o acesso às consultas especializadas será feito de maneira referenciada — procedimento padrão das policlínicas — com os pacientes sendo encaminhados após consultas em unidades básicas, como centros de saúde e o Programa de Saúde da Família.

Ela explica ainda que a unidade realiza atendimento de média complexidade e recebe, em média, 2,2 mil pacientes por mês. Além da tuberculose pulmonar e extra-pulmonar, também são tratados pacientes com insuficiências respiratórias, pneumonias e derrames pleurais, dentre outros problemas.

No Cardoso Fontes também funciona a Coordenação Estadual de Tuberculose, responsável pelo monitoramento das políticas nacionais de controle da doença no Estado e por capacitação profissional.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, disse que a nova policlínica amplia ainda mais a oferta de consultas e exames em especialidades médicas e que realiza um sonho dos funcionários. Ele disse que nos últimos quatro anos a oferta de procedimentos de média complexidade aumentou 113% e os de alta complexidade, 131%.

Cardoso Fontes

O Dr. Cardoso Fontes, nasceu na cidade de Petrópolis, RJ, em 1879. Aos 20 anos concluiu o curso de medicina e defendeu sua tese de doutorado um ano depois sob a orientação do mestre Oswaldo Cruz. Foi inspetor sanitário dos Serviços de Profilaxia da Febre Amarela e Peste do Rio de Janeiro e diretor do Instituto Oswaldo Cruz, também foi professor-fundador da Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro.

Notabilizou-se por seus estudos e trabalhos sobre a tuberculose e na área de pneumologia merecendo reconhecimento nacional e internacional. A Liga Amazonense Contra a Tuberculose resolveu homenageá-lo dando seu nome a unidade criada em 1942 para ser referencia no tratamento da doença.

_____________________________