Governo inaugura policlínica Cardoso Fontes

O Governo do Estado do Amazonas inaugura nesta quinta-feira (31) as novas instalações da Policlínica Cardoso Fontes, referência em tuberculose e outras doenças pulmonares para todo o Amazonas. A nova unidade substitui as instalações da rua 24 de Maio, onde o serviço funcionou nos últimos seis anos. Para colocar a Policlínica em funcionamento o Governo do Estado fez um investimento de mais de R$ 2,3 milhões entre obras e equipamentos.

A nova unidade, localizada na rua Lobo D’Almada, vai integrar a rede de policlínicas estaduais, que passa a contar com seis unidades na capital, onde são oferecidas consultas e exames em especialidades médicas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Policlínica, que continuará sendo a unidade de referência em pneumologia sanitária, será oferecida toda a assistência médico-hospitalar aos pacientes com tuberculose e outras doenças do sistema pulmonar e respiratório. Também serão agregadas outras especialidades médicas que deverão auxiliar no diagnóstico e tratamento de problemas associados à complicação dessas doenças. Além da pneumologia, será feito atendimento nas áreas de cardiologia, gastroenterologia, cirurgia, pediatria e radiologia.

De acordo com o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, a assistência complementar já é oferecida, mas a partir de agora os profissionais estarão inseridos na rotina do próprio Cardoso Fontes. “Com essa complementação iremos evitar o encaminhamento dos pacientes para outras unidades”, explica.

Segundo a diretora do Cardoso Fontes, Irineide Assumpção, a unidade realiza atendimento de média complexidade e recebe, em média, 2,2 mil pacientes por mês. Além da tuberculose pulmonar e extra-pulmonar, também são tratados pacientes com insuficiências respiratórias, pneumonias e derrames pleurais, dentre outros problemas.

A diretora explica ainda que o acesso às consultas especializadas continuará de maneira referenciada — procedimento padrão das policlínicas — com os pacientes sendo encaminhados após consultas em unidades básicas, como centros de saúde e o Programa de Saúde da Família.

No Cardoso Fontes também funciona a Coordenação Estadual de Tuberculose, responsável pelo monitoramento das políticas nacionais de controle da doença no Estado e por capacitação profissional.

_____________________________
Assessoria de Comunicação
(92) 3643-6327