Farmácia Popular foi inaugurada em Coari

O município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus, já possui uma unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil. A unidade foi inaugurada no último dia 24 e já está em funcionamento, colocando a disposição da população medicamentos considerados essenciais com preços reduzidos. A Farmácia é a segunda inaugurada no interior do estado viabilizada pela parceria entre Governo do Amazonas, Prefeitura Municipal de Coari e Governo Federal e a nona a ser instalada em todo o estado.

Na farmácia são oferecidos 107 medicamentos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), considerados eficazes e seguros para o tratamento das doenças prevalentes na população, como a hipertensão e o diabetes. Os medicamentos podem ser comprados por qualquer usuário que possua prescrição médica ou odontológica da rede pública ou privada.

Entre as vantagens oferecidas pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, está o preço, que varia entre R$ 0,20 a R$ 13,50. A redução é de até 85% em comparação com os valores praticados pela rede comercial de drogarias. Os medicamentos são adquiridos junto a laboratórios públicos e privados e distribuídos pela Fundação Oswaldo Cruz, instituição responsável pela execução do programa no país.

Entre os medicamentos disponibilizados pela Farmácia Popular estão os que controlam as doenças como a hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses. Também estão disponíveis produtos com indicação nos quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e alcoolismo.

A equipe que atua na farmácia, formada por dois farmacêuticos e cinco atendentes, também está preparada para orientar a população sobre os cuidados com a saúde e o uso correto da medicação. A unidade de Coari segue o padrão das demais unidades instaladas no Amazonas e conta com recepção, guichês para cadastro, caixas e área para entrega dos produtos. O sistema de cadastro é informatizado, assim como o controle de medicamentos.

Com a Farmácia Popular de Coari, o Amazonas passa a contar com um total de nove unidades. As três farmácias instaladas na capital e as farmácias de Humaitá e Coari têm gerenciamento da Susam e assessoria do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH). As outras quatro, nos municípios de Itacoatiara, Parintins, Manacapuru e São Gabriel da Cachoeira, são gerenciadas diretamente pelas prefeituras municipais.

Para obter informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos e os preços correspondentes, a população pode acessar o endereço www.saude.am.gov.br.

_______________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM