Vigilância avalia ações municipais

O controle de endemias, a vacinação, a rotina das inspeções sanitárias e a notificação de doenças de registro obrigatório estão entre os temas que representantes dos 62 municípios do Amazonas discutem amanhã (24) e sexta-feira, durante o ‘1º Seminário de Avaliação das Ações de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas’. O evento é promovido pela Fundação de Vigilância em Saúde e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e Ministério da Saúde.

O seminário, que será aberto na noite de hoje, dá início a avaliações anuais onde os resultados alcançados pelos municípios serão avaliados e as experiências bem sucedidas, compartilhadas. “O objetivo é ajustar os programas relacionados à vigilância em saúde no Estado e disseminar boas práticas de gestão”, explica o diretor presidente da FVS, Evandro Melo.

O reconhecimento dos resultados será feito com a entrega do prêmio Ney Bahiense Lacerda, que terá sua primeira edição lançada no encerramento do seminário. O prêmio será concedido aos 13 municípios com melhor desempenho em cinco categorias específicas – vigilância epidemiológica, imunização, vigilância ambiental, vigilância sanitária e sistemas de informação. A avaliação dos trabalhos foi feita com base nas metas preestabelecidas no Plano Estadual.

As experiências que deram origem à premiação serão apresentadas durante o seminário que terá, ainda, mesas redondas e debates sobre as principais áreas de vigilância em saúde no Estado. Além dos representantes municipais, participam das discussões gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Coordenação de Atenção da Gestão Básica, do Ministério da Saúde e também da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Durante o seminário, a vigilância em saúde será discutida no contexto do Sistema Único de Saúde, com foco no Pacto pela Saúde, formação de recursos humanos e atenção básica.

A avaliação dos resultados alcançados no Estado será feita pelas áreas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, laboratório de Saúde Pública, programa de imunizações, sistemas de informação, educação em saúde e núcleo de respostas rápidas.

As experiências mais bem sucedidas no nível municipal serão apresentadas, em seguida, pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas e pelas secretariais municipais de saúde de Parintins, Boa Vista do Ramos, Maués, Manaquiri e Presidente Figueiredo.

Propostas para implementação da vigilância em saúde, no nível municipal serão discutidas em grupos de trabalho.

“Estamos criando essa metodologia para assegurar o envolvimento de todos e o compromisso com a melhoria contínua das atividades”, diz Evandro Melo.

___________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM