Campanha prorrogada na área rural
O período para finalização Campanha Nacional de Vacinação de Idosos Contra a Gripe foi prorrogado por mais 30 dias nas áreas rurais do interior do estado do Amazonas. O procedimento tem o objetivo de dar um prazo maior para que as equipes de imunização alcancem as comunidades mais distantes e de difícil acesso e atinjam as metas de imunização estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o estado. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) até o momento foram vacinados 75.854 idosos em Manaus, 93% da meta, e 118.028 idosos em todo o Amazonas, o que representa 71% da meta.
De acordo com a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, a prorrogação já um procedimento normal uma vez que as dificuldades logísticas impostas pelas peculiaridades da região amazônica dificultam o acesso das equipes de imunização às comunidades mais distantes.
Segundo dados do PNI, dos 61 municípios amazonenses, 16 já estão com 70% de seus idosos imunizados – meta mínima para todos. São eles Amaturá, Canutama, Carauari, Castanho, Careiro da Várzea, Guajará, Itamarati, Manaus, Nhamundá, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Santa Isabel do Rio Negro, Silves, Tabatinga, Tapauá e Urucurituba.
A Susam pretende ultrapassar a meta mínima de 70% de idosos vacinados. Quer atingir os 100%, o que significa imunizar 164.624 pessoas com 60 anos ou mais nos 62 municípios do Amazonas. A coordenadora estadual do PNI ressalta que 68% dos municípios do Amazonas têm 50% de sua população na área rural. E dos que vivem no meio rural, 70% estão em áreas indígenas.
De acordo com Izabel Nascimento, a imunização é importante para reduzir o risco de contaminação pelo vírus influenza (causador da gripe) e as internações e mortes por complicações da doença.
____________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – (92) 3643-6327