Susam discute PSF no interior

Profissionais de saúde de 16 municípios do interior do estado estão em Manaus participando de uma oficina de avaliação da qualidade do Programa Saúde da Família (PSF). Com a orientação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) os profissionais estão, desde ontem, trocando experiências bem sucedidas e buscando soluções de curto e médio prazos para problemas comuns aos municípios do Amazonas.

Os profissionais foram recebidos pelo secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, que relembrou a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, em 1994, e no Amazonas, em 1999. O secretário citou as melhorias trazidas por este sistema e exemplificou falando da erradicação de doenças como o tétano e o sarampo, vencidas graças à eficácia do programa de imunizações implantado no país.

Segundo o secretário, o Programa Saúde da Família deve ser encarado com bastante seriedade por todos os profissionais da área de saúde, uma vez que as características do programa permitem que os problemas sejam identificados na origem e dá aos gestores a oportunidade de organizar cronogramas eficientes para os programas de prevenção. “Se nós trabalharmos bem a atenção básica, iremos diminuir os gastos na média e alta complexidade e poder investir mais em prevenção”, afirmou.

Os profissionais do interior do estado estão trabalhando há um ano e quatro meses com o programa de avaliação da qualidade do PSF. De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas, da Susam, Edylene Pereira, a grande dificuldade encontrada na região é o desenho geográfico do estado que exige demandas maiores para a realização das ações de atenção em saúde. “As peculiaridades regionais exigem esforços redobrados das equipes que atuam nas comunidades do interior do estado”.

Identificadas as dificuldades foram estabelecidas novas estratégias que deverão ser implementadas ao longo deste ano. Os profissionais do interior também poderão contar com o auxílio de técnicos da Susam, que estão à disposição para tirar dúvidas e buscar novas alternativas.

____________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 643-6327