Alecrim assume vice-presidência do Conass

O secretário de Saúde do Amazonas, Wilson Duarte Alecrim, assumiu na quarta-feira, 25, em solenidade a ser realizada às 18h30, em Brasília, uma das cinco vice-presidências do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), como representante da região Norte.

Durante a solenidade, realizada no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, também foram empossados o presidente da entidade, Osmar Terra, Secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, e os representantes das regiões Centro Oeste (Beatriz Dobashi, SES/MS); Sudeste (Sérgio Cortes, SES/RJ); Sul (Cláudio Xavier, SES/PR); e Nordeste (Edmundo Gomes, SES/MA).

Prioridades

O secretário Wilson Alecrim garante que entre as suas prioridades na vice-presidência do CONASS para a região Norte destacam-se o trabalho que vai ser desenvolvido para dinamizar a recuperação do financiamento para os estados e a intensificação dos estudos junto ao Núcleo de Apoio à Amazônia Legal.

“Temos especificidades que precisam ser consideradas”, observa, destacando que o foco das atividades vai ser direcionado para o fortalecimento da atenção primária, o enfrentamento das doenças endêmicas, os recursos humanos e o financiamento, linhas definidas como estratégicas para o incremento da saúde na região.

Na solenidade de posse da nova diretoria do CONASS também foram homenageados os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie; da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; e do Senado Federal, Renan Calheiros, pela importante contribuição à implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as prioridades da nova diretoria destacam-se a luta contra o sub-financiamento da saúde, o fortalecimento da instância estadual do Sistema Único de Saúde, a redução das desigualdades regionais e a regulamentação do acesso aos medicamentos de alto custo.

____________________________
Assessoria de Comunicação CONASS