Vacinação movimenta Caimis em Manaus

A dona de casa Obeles de Oliveira, 70 anos, estava satisfeita na manhã de hoje (23/04). Sentada na primeira fileira de cadeiras da recepção do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Paulo Lima, zona Sul de Manaus, ela portava a carteira de vacinação e ouvia atentamente as explicações dos profissionais da unidade sobre a importância de prevenir a gripe na terceira idade. Tinha ido ao Caimi especialmente para vacinar-se, como faz todos os anos. Tranqüila, do lugar onde estava acompanhou a fala do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, que abriu oficialmente a campanha de vacinação contra a gripe no Amazonas. Depois, levantou-se para receber a primeira dose simbólica da vacina. “Vale a pena”, garantiu sorrindo e abrindo espaço para outros mais de 400 idosos que procuraram um dos três Caimis estaduais até o início da tarde.

O secretário Wilson Alecrim destacou que todos os municípios do Estado estarão vacinando os idosos até o próximo dia 4 para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. No mínimo, devem ser vacinadas 115.237 pessoas, que correspondem a 70% da população idosa. Mas a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) quer atingir, segundo Alecrim, a participação de 100% dos que têm 60 anos ou mais: 164.624 pessoas. “A vacina reduz as internações por gripes e complicações da doença”, assegurou.

Estudos científicos, divulgados pelo Ministério da Saúde, mostram que a vacina contra o vírus influenza diminui o risco de gripe em 60% dos casos e reduz as internações e pneumonias em até 70%. No geral, a imunização reduz em 40% as visitas médicas e em 25% o uso de antibióticos.

Raimunda Gomes de Oliveira, 62, toma a vacina há três anos. Ela estava no Caimi Paulo Lima para uma consulta de rotina e ia aproveitar a oportunidade para se vacinar. “Tenho ótima saúde e sempre tomo a vacina. A gripe não me pega”, garantiu. Ela estava acompanhada de duas amigas, uma delas, Íris Mariano, tomando a vacina pela primeira vez já que somente agora chegou aos 60. “Quero evitar a gripe e principalmente a falta de ar que acaba vindo com ela”, disse.

Vacinação será feita durante duas semanas

A imunização dos idosos será feita até o dia 4 de maio na rotina das unidades de saúde de todo o Estado. O ponto alto da mobilização será o sábado 28 de abril, definido como Dia Nacional de Vacinação do Idoso 2007. Neste dia, segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações, Izabel Nascimento, mais de 2 mil postos de vacinação estarão funcionando em todo o Estado para facilitar o aceso da população idosa ao serviço. Em Manaus, além das unidades de saúde, serão montados postos em escolas, igrejas e pontos comerciais. No interior, equipes volantes também estarão visitando as comunidades de difícil acesso. No total, cerca de 6,5 mil técnicos estarão envolvidos na campanha.

Durante a campanha também serão oferecidas vacinas contra difteria e tétano para os que ainda não tomaram as três doses indicadas ou que necessitam de reforço. Além disso, os idosos hospitalizados ou internados em casas geriátricas e asilos poderão ser imunizados para o pneumococo, agente causador da pneumonia bacteriana, caso não tenham sido vacinados nos últimos cinco anos, e,ainda, para febre amarela, caso residam em áreas de risco epidemiológico.

Metas alcançadas – Dados da Susam mostram que, desde o início das campanhas contra a gripe, em 1999, o Amazonas vem aumentando o número de idosos imunizados. No ano passado mais de 150 mil pessoas foram vacinadas correspondendo a 93,6% da meta. O Norte é a segunda região com o melhor índice de cobertura vacinal contra a gripe, segundo o Ministério da Saúde. No ano passado, alcançou 94,4 de cobertura, ficando atrás apenas da região Centro-Oeste, que atingiu 94,7 da população idosa.

______________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda, 3643-6327, 9995-1310