Saúde terá novo centro de referência

As novas instalações da Policlínica Cardoso Fontes, referência em tuberculose e outras doenças pulmonares, serão inauguradas pelo Governo do Estado dentro dos próximos 20 dias. As obras do novo prédio, localizado na rua Lobo D’Almada, serão entregues pela construtora neste final de semana, e a montagem das áreas técnicas, com a instalação de equipamentos e mobília, começa na próxima segunda-feira. A nova unidade substitui as instalações da rua 24 de Maio, onde o serviço funcionou nos seis últimos anos.

A Cardoso Fontes vai integrar a rede de policlínicas estaduais, que passa a contar com seis unidades na capital, onde são oferecidas consultas e exames em especialidades médicas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nas novas instalações, o antigo Centro de Referência Cardoso Fontes vai continuar a prestar assistência aos pacientes com tuberculose e outros problemas do sistema pulmonar e respiratório, mas vai agregar mais especialidades médicas para diagnosticar e tratar problemas associados à complicação dessas doenças. Além da pneumologia, entrarão em funcionamento as áreas de gastroenterologia, cirurgia, pediatria e radiologia.

“A assistência complementar já é oferecida, mas a partir de agora os profissionais estarão inseridos na rotina do próprio Cardoso Fontes, o que vai evitar o encaminhamento dos pacientes para outras unidades”, explica o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

De acordo com a diretora do Cardoso Fontes, Irineide Assumpção, a unidade recebe, em média, 2,2 mil pacientes por mês. Aém da tuberculose pulmonar e extra-pulmonar, são tratados pacientes com insuficiências respiratórias, pneumonias e derrames pleurais, dentre outros problemas. “O nível de atendimento no Cardoso Fontes é de média complexidade, o que significa que os casos mais simples são atendidos pela rede básica de saúde”, esclarece.

A diretora explica que o acesso às consultas especializadas continuará de maneira referenciada — procedimento padrão das policlínicas —, com os pacientes sendo encaminhados após consultas em unidades básicas, como centros de saúde e o Programa Médico da Família.

No Cardoso Fontes também funciona a Coordenação Estadual de Tuberculose, responsável pelo monitoramento das políticas nacionais de controle da doença no Estado e por capacitação profissional.

____________________________________

Assessoria de Comunicação – 3643-6327