Estado promove capacitação em dengue

A Fundação de Vigilância em Saúde, em parceria com a Fundação de Medicina Tropical, promove nos próximos dias 26, 27, e 28 o curso “Atualização em Dengue”. O objetivo é capacitar médicos e enfermeiros da rede pública e privada para o diagnóstico da doença e para a identificação precoce de possíveis casos de dengue hemorrágica.

O curso faz parte do Programa de Educação Permanente em Doenças Infecciosas e Tropicais da FMT e é promovido anualmente. Este ano estão sendo oferecidas três turmas por dia, com um total de 1.000 vagas. As aulas serão ministradas por especialistas dos dois órgãos, no auditório da Fundação Fundação de Medicina Tropical.

O diretor técnico da FVS, Bernardino Albuquerque, explica que as ações de treinamento e capacitação de profissionais sobre o tema complementam os trabalhos já desenvolvidos pelo Governo do Amazonas no combate à doença. Segundo ele, os sintomas da dengue se assemelham aos de outras enfermidades, o que, muitas vezes, dificulta um diagnóstico mais preciso. “Além do curso, a FVS já distribuiu nota técnica, como faz sempre nos primeiros meses do ano, alertando os profissionais da rede de saúde para pensar na possibilidade de dengue ao atender pacientes com os sintomas das doenças febris”.

Bernardino lembra que a quantidade de chuvas nesta época cria condições favoráveis à proliferação de mosquitos e ao aumento da doença.

De acordo com estatísticas da Fundação de Vigilância, no ano passado houve redução de 42% nos casos de dengue em relação a 2005. No total, foram registrados de janeiro a dezembro apenas 559 casos em todo o Amazonas.

_______________________________
Assessoria de Comunicação
(92) 3643-6327