Susam atende mais de 24 mil no carnval

As unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde registraram mais de 24 mil atendimentos no período do carnaval – de sexta-feira (16) até a última quarta-feira (21). Apesar dos números, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) não registrou grandes problemas em nenhuma das unidades.

Segundo o gerente de Urgência e Emergência da Susam, Roberto Abrahim, os três pronto-socorros e os sete SPAs da rede estavam abastecidos e preparados para o aumento da demanda que costuma ser superior a 10% nesta época. Além disso, a descentralização do atendimento, com equipes médicas e ambulâncias realizando primeiros-socorros nos principais eventos de carnaval, evitou a procura excessiva de pacientes às unidades tradicionais.

De acordo com o gerente, a maioria das pessoas atendidas nas festas oficiais de rua, não precisou ser encaminhada para as unidades de urgência. Apenas os pacientes em situação grave foram removidos para os pronto-socorros e SPAs. Abrahim ressalta que a coordenação dos serviços descentralizados fez o monitoramento da quantidade de pacientes internados em cada unidade. “Com isso, uma melhor distribuição pôde ser realizada, evitando as superlotações e agilizando o atendimento”.

Dos 24.035 atendimentos feitos nas unidades, 7.810 ocorreram nos Prontos-Socorros e 16.225 nos SPA´s. Cerca de 90% do total de registros foram problemas clínicos, como dores, problemas cardíacos e pulmonares. Os demais atendimentos foram principalmente acidentes de trabalho, acidentes de trânsito, agressão, ferimentos por arma branca e por arma de fogo e queimaduras.

A unidade mais requisitada foi o Pronto-Socorro Platão Araújo, que registrou 3.547 atendimentos. O dia mais movimentado na unidade foi a segunda-feira, quando 703 pessoas foram atendidas.

Nos três pontos de atendimento montados no Sambódromo para o desfile das escolas de samba e para o Carnaboi foram atendidas 63 pessoas, nos quatro dias de eventos. Agressão, dores em geral, vertigem e embriaguez foram os principais problemas atendidos.

_____________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM