Bloco da Prevenção desfilou neste domingo

Com alegria e irreverência, profissionais e estudantes de saúde e educação do Estado e do município, e membros de 12 ONGs que trabalham com DST e Aids, desfilaram neste domingo no tradicional Bloco da Prevenção. Organizado pela Coordenação de DST e Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), o bloco foi o segundo dos quatro que desceram na Eduardo Ribeiro, levando para a avenida tema variados em ritmo de carnaval.

A estimativa da Coordenação é de 2 mil e 300 pessoas tenham comparecido no desfile do Bloco que neste ano teve quatro alas e música própria, composta por Fabinho, da banda Badauera. Após a Abre Alas, seguiram a ala dos Jovens, a da Diversidade, e a do Esporte, Saúde e Lazer. Esta última foi composta por funcionários das unidades da Susam e fundações de saúde, professores e estudantes do programa “Amigos da Saúde” e a classe estudantil, reunida pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), além de colaboradores e amigos de outras secretarias. O bloco “Amigos da Camisinha”, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também fez parte da ala dos convidados.

A mensagem que o bloco levou para a avenida foi a da prevenção, lembrando a importância do uso da camisinha, em todas as relações sexuais, independente da estabilidade do relacionamento, da faixa etária e das escolhas sexuais. O bloco também pediu o fim do preconceito contra as pessoas que convivem com o vírus HIV. E, de quebra, fez a associação entre a educação e o esporte para uma vida saudável.

Além de usar fantasias, faixas, cartazes, camisetas e bandanas com o tema da prevenção, o bloco também distribuiu material informativo.

Vampirão
Outro bloco de saúde que também desfilou no último domingo – o terceiro na ordem de apresentação – foi o Vampirão, da Fundação Hemoam, reunindo seus servidores, familiares, funcionários de empresas e instituições parceiras, assim como doadores de sangue. O objetivo do Bloco, que sai todos os anos, é levar a mensagem sobre a importância da doação voluntária de sangue e agradecer àqueles que praticam e incentivam esta ação durante o ano todo.

_____________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327