Sambódromo terá três pontos de atendimento
Durante os desfiles das Escolas de Samba, nos próximos dias 17 e 18, e no Carnaboi, nos dias 19 e 20, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) estará no sambódromo com três pontos de atendimento montados para prestar primeiros socorros e fazer os encaminhamentos necessários para unidades tradicionais de urgência e emergência, no caso de problemas de saúde mais graves.
De acordo com o gerente de Urgência e Emergência da Secretaria, médico Roberto Abrahim, duas salas de atendimento estarão montadas no Bloco A do centro de convenções. Uma delas atenderá pequenas e médias ocorrências, como pressão alta, crise asmática, desmaios e outras alterações leves de saúde. A outra sala será destinada à reanimação cardiopulmonar, onde serão atendidas as vítimas de infarto e acidentes.
Um terceiro ponto de atendimento estará funcionando no Bloco D, onde uma ambulância poderá prestar atendimentos rápidos e fazer as remoções de pacientes mais graves para os SPAs e Pronto-Socorros.
As salas estarão abastecidas com remédios e contarão com macas, equipamentos e todo o instrumental necessário à assistência básica de urgência. Os serviços irão funcionar desde as 18 horas até o final da programação, nos quatro dias de eventos.
Três equipes formadas por médicos clínicos, cirurgião, enfermeiro, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, foram montadas para atuar especificamente no sambódromo.
A Secretaria também destinou três ambulâncias para os serviços de remoção interna (de algum ponto do sambódromo para uma das salas de atendimento) e para remoções do centro de convenções para as unidades de saúde.
Roberto Abrahim informa que as unidades de referência para receber os pacientes serão o SPA Alvorada, e os pronto-socorros 28 de Agosto e João Lúcio. “No entanto, toda a rede está sensibilizada e preparada para a assistência necessária”.
No total, 45 profissionais da Susam, incluindo cinco coordenadores, estarão envolvidos no trabalho. Roberto destaca que a Secretaria irá trabalhar de forma articulada com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os três órgãos montarão suas estruturas de atendimento do outro lado do sambódromo, nos blocos G e H. “A distribuição dos serviços facilitará o acesso do usuário e permitirá um atendimento ágil”, garante.
População deve evitar excessos
Roberto Abrahim orienta a população para medidas de prevenção durante as festas de carnaval. Ele aconselha, principalmente, moderação no consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que mais de 50% dos atendimentos em festas populares têm relação com o excesso de álcool. Segundo ele, além de reações do próprio organismo, como a hipoglicemia (baixa do índice de açúcar no sangue), ocorrem muitas brigas e agressões físicas por conta da embriaguez.
O médico também alerta para o perigo da associação de bebidas alcoólicas com estimulantes e energizantes e lembra que as pessoas devem fazer uma alimentação saudável, com a inclusão de frutas e verduras, e beber muita água antes e durante os eventos. “Todos os excessos devem ser evitados para que tenhamos tranqüilidade neste carnaval”.