Campanha incentiva uso da camisinha

Com o objetivo reforçar a importância do uso da camisinha em todas as relações sexuais a fim de evitar doenças sexualmente transmissíveis, Aids e gravidez indesejada no período do carnaval, a Coordenação Estadual de DST e Aids iniciou nesta quinta-feira (8), uma nova campanha educativa. Com o slogan “Não Esqueça de Mim: Use Sempre Camisinha”, a campanha vai atingir todos os municípios do Estado e será realizada até o próximo dia 16, em parceria com as secretariais municipais de Saúde e organizações não governamentais.

Neste período serão distribuídos cerca de 7 mil cartazes, 11 mil ventarolas e 45 mil folders, onde são destacados o uso correto do preservativo e informações sobre os riscos de infecção por DST e Aids. O material também destaca o Disque Aids, por meio do qual a população pode tirar dúvidas a respeito, via telefone (3656-5525). Além do material informativo, durante a campanha serão colocados à disposição 1 milhão de preservativos, para distribuição nas principais concentrações carnavalescas e nas unidades básicas de saúde, na capital e no interior.

A mobilização antecede, na capital, a saída do Bloco da Prevenção, que acontece no dia 18 de fevereiro. Tradicional, o bloco vai desfilar na avenida Eduardo Ribeiro, levando a mensagem da prevenção e pedindo o fim do preconceito contra os portadores do HIV.

De acordo com Coordenação Estadual de DST e Aids, a campanha faz parte de uma série de estratégias usadas neste período pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Manaus, visando impedir o aumento do número de pessoas infectadas pelo HIV e por outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis. “Vários blocos estarão nas ruas nos próximos dias, reunindo secretarias estaduais e municipais, estudantes e parceiros”, destaca a coordenadora do programa estadual de DST e Adis, Romina Oliveira.

Além disso, as escolas de samba, associações e grupos comunitários de vários bairros de Manaus estão recebendo a visita de técnicos e voluntários que fazem esclarecimentos e distribuem preservativos. A atividade conta com a participação efetiva do Fórum Amazonense de OSC/Aids, que envolve 11 organizações não governamentais, que atuam durante todo o ano em programas de prevenção no Estado. A representante do Fórum, Laurinha Brelaz, diz que o trabalho destas organizações busca conscientizar a população para evitar a contaminação e, ao mesmo tempo, informar como cuidar dos que vivem com HIV. “Queremos as pessoas melhor informadas e mais solidárias”.

A distribuição de camisinhas também está sendo feita nos centros de saúde da rede municipal e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), que funcionam em órgãos como a Fundação de Medicina Tropical e a Fundação Alfredo da Matta. Para ter acesso, o usuário deve procurar a unidade e participar de uma conscientização. “Preservativo não vai faltar. Queremos que a população faça a sua parte, evitando os riscos”, diz a coordenadora.

Dados do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica mostram que 3.481 pessoas foram infectadas com o vírus da Aids desde 1986 quando foi notificado o primeiro caso de HIV no Amazonas. Cerca de 80% do total de registros estão concentrados na capital. Em 2006 foram registrados 307 novos casos.
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 3643-6327, 9995-1310