Saúde estadual é homenageada por resultados

A iniciativa de contratar um hospital da rede privada para realizar, pela primeira vez no Estado, cirurgias cardíacas pediátricas, foi reconhecida pelos profissionais da unidade contratada – o Santa Júlia – como um marco na história da cardiologia no Amazonas, e motivou homenagem ao secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim, na manhã de hoje (27).

Além do secretário foram homenageados médicos e enfermeiros que compõem as três equipes de cirurgia cardíaca do hospital, chefiadas pelos cirurgiões Eolo Alencar, George Butel e Mariano Terrazas. As crianças operadas receberam presentes e também participaram de toda a cerimônia.

O diretor do Santa Júlia, Edson Sarkis, disse que a parceria entre o Governo do Estado e o hospital gerou benefícios sociais importantes. Segundo ele, 56 crianças foram operadas com sucesso, sem necessidade de viajar para outros estados. Além disso, houve crescimento institucional e das equipes. “Hoje o centro cirúrgico está mais preparado e o trabalho das equipes foi aprimorado”.

Ele disse que o Governo do Estado deu resposta “às mais exigentes expectativas na área de cardiologia” e que esta experiência mostra que as instituições médicas devem se estruturar para aumentar a complexidade dos procedimentos oferecidos. “A realização das cirirugias cardíacas pediátricas é um marco na gestão do secretário Wilson Alecrim e com certeza vamos continuar avançando”.

Ao receber a placa comemorativa, o secretário afirmou que o está acontecendo atualmente era impensável há alguns anos. Ele parabenizou as equipes e agradeceu aos familiares pela confiança. “É uma satisfação ver esas crianças recuperadas, brincando”, disse.

Segundo Alecrim, a Secretaria de Saúde já está tratando da parte burocrática para a continuidade do trabalho. “Cardiopatia é um problema que sempre vamos ter, mas espero que no final do próximo ano estejamos comemorando mais 60, 80 cirurgias realizadas aqui”. Cada tratamento custa ao Estado, em média, R$ 13 mil e o contrato com o Santa Júlia cobriu todas as etapas de pré e pós cirurgia.

De acordo com o secretário, em 2006 foram realizadas 535 cirurgias cardíacas em pacientes do Amazonas. Dessas, apenas 121 foram feitas fora do Estado. Além do Santa Júlia, fazem cirurgias cardíacas os hospitais Beneficente Portuguesa e Universitário Francisca Mendes que, por enquanto, atendem somente adultos.

___________________________________
Assessoria de Comunicação