Sábado é o Dia D

O Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, Dia D, acontece neste sábado (18) em todo o país. No Amazonas, entre 8h e 14h, agentes de saúde, com o apoio de estudantes e professores da rede pública, estarão mobilizando a comunidade para a prática de medidas de prevenção à doença. A programação, coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), ocorre em pontos estratégicos nas quatro zonas da capital. No interior, participam da ação os 14 municípios que registraram em 2006 pelo menos um caso de dengue. As atividades acontecem simultaneamente em todos os municípios: das 8h às 14 horas. O slogan da campanha deste ano é “Não esqueça: Dengue se combate todo dia”.

A gerente do Núcleo de Educação e Mobilização Social da FVS, Luciane Freitas, explica que as atividades do Dia D têm o objetivo de mostrar a importância de medidas contínuas de prevenção e lembrar que o controle da doença é responsabilidade de todos. “O Amazonas é um dos estados com melhor desempenho no combate à dengue e parte desse resultado se deve à integração entre os órgãos de controle e a comunidade”. Segundo ela, as pessoas serão incentivadas, neste sábado, a continuar fazendo a sua parte. “A dengue é uma ameaça permanente e por isso temos que estar vigilantes sempre”, lembra.

As atividades do Dia D em Manaus serão realizadas Cidade Nova (Praça da Igreja São Bento localizada na Rua:Noel Nutels s/nº), na Compensa (Mini Shopping, na avenida Brasil), na Praça 14 (Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima) e no São José III (Praça Rosa Dourada, Rua 4 com a Rua 13).

Quem participar das atividades do Dia D terá a oportunidade de conhecer, em exposições, o clico de vida do Aedes aegypti, suas principais características e os locais preferidos pelo transmissor da dengue para reprodução e desenvolvimento. As crianças também poderão se divertir com jogos e brincadeiras intermediadas pelo próprio Mosquitão (mascote da dengue). Trabalhos escolares sobre a dengue serão avaliados e premiados. Ao mesmo tempo, agentes de saúde irão orientar a população, distribuindo material informativo. A tradicional carreata contra a dengue também realizada, a partir dos quatro pontos de concentração das atividades.
Com o apoio de parceiros institucionais, a FVS vai oferecer, ainda, serviços como exames de glicemia, orientações para a higiene bucal, aplicação de flúor, aferição de pressão arterial e vacinação.
Além das atividades de esclarecimento, a Fundação de Vigilância em Saúde programou mutirões de limpeza nos bairros com maior infestação de mosquitos transmissores da dengue. A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).
No interior, o Dia D também será realizado em 13 municípios, incluindo Borba, Tabatinga, Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo e Coari.

Casos tiveram redução no Amazonas

Cerca de 400 casos de dengue foram registrados em 2006 no Amazonas, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O número é 56% menor que o de 2005. Entre os 62 municípios amazonenses apenas 14 apresentaram notificação da doença e nenhum caso de dengue hemorrágica foi registrado até o momento. Manaus e mais três municípios – Borba, Itacoatiara e Tabatinga – respondem por 97% das notificações, sendo que a capital concentra 88% deste total.

Para o secretário de Saúde, Wilson Alecrim, a redução de casos é resultados de novas medidas de controle e monitoramento, adotadas nos últimos três anos. A principal delas, segundo ele, é realização de levantamentos bimestrais, e não mais semestrais, dos riscos de infecção nos 56 bairros da capital. O levantamento avalia, por bairro, a quantidade de criadouros potenciais do mosquito Aedes aegypti, os criadouros ativos (onde existem larvas) e a quantidade de pessoas que adoeceram por dengue. Os resultados apontam para as áreas onde o trabalho de prevenção deve ser realizado com prioridade. “Não trabalhamos mais no sentido de conter epidemias. Nosso foco é evitar a ocorrência de casos e para isso vamos em busca de informações precisas sobre os riscos”, afirma.