Governo entrega novo hospital de Carauari

A população do município de Carauri, localizado no alto Rio Juruá, a 782 quilômetros da capital em linha reta, recebeu neste final de semana as novas instalações do Hospital Regional do município. A unidade hospitalar, que é referência para o atendimento de urgência, emergência e internação para a população das áreas urbana e rural, foi reformada, ampliada e equipada com tecnologia de ponta para a realização de exames que permitirão diagnóstico com maior rapidez e precisão.

A inauguração oficial das novas instalações foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, que destacou o esforço do Governo do Estado na conclusão de obras que estavam inacabadas ou inadequadas ao atendimento da população. “Este é o 21º hospital inaugurado no interior desde 2003”, disse. Segundo Alecrim, as unidades inauguradas colocam o interior do Amazonas em condições de realizar exames e tratamentos antes só disponíveis na capital. Este é o caso da ultra-sonografia, importante para diagnóstico de doenças do aparelho digestivo e para o acompanhamento da gravidez. “Tínhamos apenas quatro aparelhos no interior e agora são 56”. Ele destacou que as unidades novas seguem o mesmo padrão de equipamentos e ambientação, voltada para maior biossegurança e conforto dos pacientes.

Também participaram da inauguração do hospital o prefeito de Carauari, Bruno Litaiff, e o secretário municipal de saúde, Luis Carlos Moreira, além dos funcionários do hospital. Para o prefeito, sempre haverá melhorias a serem feitas já que a medicina evolui rapidamente. “Mas esta inauguração é mais um sonho realizado”.

O Hospital Regional de Carauari tem funcionamento 24 horas, com 40 leitos para internação nas áreas de clínica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica. A diretora da unidade, Dalila Litaiff Ramalho, destacou que a nova infra-estruruta permitiu, dentre outros avanços, a ampliação do laboratório, a instalação de uma autoclave para esterilização de materiais cirúrgicos, a criação da unidade de neonatologia com dois berços aquecidos e uma incubadora para prematuros, e também a instalação da unidade de coleta e transfusão de sangue. “Agora estamos diante de uma nova realidade e com certeza a população será assistida com maior conforto e segurança”, afirmou.

Além das enfermarias masculinas, femininas e pediátricas, o hospital conta com consultórios médicos e de odontologia, salas para inalação e gesso, leitos de observação, centro cirúrgico, sala de recuperação anestésica, sala de parto e pré-parto, alojamento conjunto para mães e bebês recém-nascidos, leitos de isolamento para internação de pacientes com doenças infecto-contagiosas e brinquedoteca.

Para reformar e equipar o hospital, que atende em média de 200 a 300 pessoas por dia, o Governo do Estado investiu R$ 1 milhão e 200 mil.

A dona de casa Vilma da Costa, de 23 anos, deu à luz a pequena Jeniffer, horas antes do hospital ter suas novas instalações inauguradas oficialmente. “O hospital está muito melhor, mais bonito e os funcionários me receberam muito bem”, garantiu a jovem, ao lado da filha que nasceu de parto normal, com 3,5 kg, 55 centímetros e totalmente saudável. “Estou muito feliz”, comemorou.

A mesma opinião tem Francisca Gomes da Silva que, no sábado, acompanhava a mãe, Maria Dominga, 83 anos, recuperando-se de uma infecção. “O hospital está ótimo, muito mais agradável e espaçoso, e as enfermeiras nos tratam com toda a atenção”.
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – (3643-6327, 9995-1310)