Reforço para o interior do Estado

Uma ambulância fluvial de suporte básico e quatro aparelhos para a realização de ultra-sonografia foram entregues pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) a cinco municípios do interior do Estado, com o objetivo de reforçar a infra-estrutura de saúde para atendimento das populações da sede e das comunidades rurais destas localidades.

A entrega do material na manhã de ontem (26) pelo secretário Wilson Alecrim, aos prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios de Manaquiri, Alvarães, Urucará e Silves, que recebem os equipamentos de ultra-sonografia, e de Barreirinha, para onde está sendo destinada a ambulância fluvial (ambulancha). Nos cinco itens foram investidos aproximadamente R$ 510 mil.

De acordo com o secretário, a aquisição destes bens faz parte do Programa Estadual de Melhoria da Qualidade de Saúde do Interior do Estado por meio do qual já foram entregues 31 novas ambulâncias terrestres, oito ambulanchas e 47 aparelhos de ultra-sonografia, permitindo que atualmente 55 municípios já disponha desta tecnologia.

O reforço na estrutura de atendimento à saúde nos municípios do interior vem sendo feito, de acordo com o secretário, para que seja possível realizar exames mais avançados de diagnóstico por imagem, além da remover pacientes com maior rapidez e segurança, principalmente entre as comunidades mais isoladas e as sedes municipais.

Os equipamentos de ultra-sonografia são portáteis, de última geração e com configuração que permite a realização de exames em cores e alta definição, sendo utilizados principalmente para o diagnóstico mais precoce de doenças do aparelho digestivo, e para o acompanhamento sistemático da gravidez. Além disso, o aparelho poderá ser usado nos casos de urgência, incluindo as relacionadas à gestação. Para o secretário municipal de saúde de Manaquiri, Raimar Garganta o aparelho irá evitar a transferência de pacientes para Manaus ou para outros municípios para fazer o exame. “Temos um médico já em treinamento em Radiodiagnóstico em São Paulo e o equipamento entra em funcionamento dentro dos próximos 15 dias”.

O secretário municipal de Urucará Ananias Pinheiro de Cristo, disse que o novo equipamento vai possibilitar, inclusive, que o médico do município envie os resultados por e-mail para outro profissional, quando houver necessidade de discutir o caso.

Além dos equipamentos e ambulâncias terrestres e fluviais que vêm sendo entregues pelo Governo às prefeituras, os novos hospitais de 20 municípios foram inaugurados com ambientes e aparelhos modernos, que garantem, segundo a secretária executiva de Assistência à Saúde do Interior, Heliana Feijó, condições de atendimento semelhante ao encontrado na capital. Ela destaca que todas as unidades inauguradas a partir de 2003 no interior foram projetadas para oferecer além do ultrasson, raio X e eletrocardiografia, e serviços 24 horas em urgência, emergência e internação. Essas unidades contam com um número de leitos que varia entre 20 e 100 e oferecem uma série ambientes importantes incluindo unidade transfusional, ludoteca e laboratórios equipados para exames de rotina, e serviços como neonatologia e assistência social.

Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327
Andréa Arruda – 9995-1310