Cirurgia recupera visão de idosos
A perda gradativa da visão é uma realidade vivenciada pela grande maioria das pessoas com mais de 60 anos. O envelhecimento e desgaste dos órgãos, e o aparecimento de doenças como a catarata e o glaucoma são alguns dos fatores que contribuem para tirar a visão dos que chegam à velhice. Esse foi o caso do aposentado Geraldo Nunes de Souza, 84, que perdeu completamente a visão aos 76 anos e voltou a enxergar oito anos depois, após ser submetido a uma cirurgia oftalmológica para retirada de catarata e implantação de lente de contato no globo ocular.
Geraldo é paciente do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) André Araújo, localizado na Cidade Nova, onde faz tratamento para controle do diabetes, doença que associada à catarata contribuiu para a cegueira. Por conta do problema, o paciente foi encaminhado aos oftalmologistas do próprio Centro, que fizeram uma avaliação para verificar a possibilidade de um tratamento que pudesse amenizar seu sofrimento.
Geraldo, que é uma pessoa alegre, gosta de cantar e passear, conta que com a perda da visão perdeu também a alegria de viver. “Eu não tinha mais prazer. Não podia mais enxergar meus filhos, amigos, netos. A vida não tinha mais a menor graça”. De acordo com o oftalmologista Leonardo Bivar, que o atendeu no Caimi e participou da equipe que a realizou a cirurgia, a depressão é comum nesses pacientes.
A equipe de oftalmologistas que realizou a avaliação nos olhos de seu Geraldo detectou que o problema já estava bastante evoluído e que a única solução seria uma cirurgia, que foi realizada através de um convenio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e a Clínica Vision, equipada com centro cirúrgico e infra-estrutura para atender a esses pacientes. Os médicos contam que a cirurgia foi um sucesso e que imediatamente após a saída do centro cirúrgico o paciente já estava enxergando algumas coisas.
Geraldo confirma e completa dizendo que agora, depois de 30 dias em recuperação, já consegue enxergar tudo. “Estou vendo tudo. Minha maior alegria foi conhecer meus netos de quem eu só conhecia a voz. Eles são lindos”, afirmou. Agora com a vista recuperada ele vive a cantar e a contar pra todo mundo que sua maior alegria foi ter voltado a enxergar.
Mais de 1,3 mil idosos foram atendidos
com problemas de visão
Além de seu Geraldo, outros pacientes do Caimi também já passaram por cirurgias oftalmológicas para recuperar a visão. Na clínica os pacientes recebem todo o acompanhamento pré e pós-operatório, como exames, consultas e medicamentos. Além dos pacientes que necessitam de cirurgia também são atendidos através do convênio os que precisam de exames de média e alta complexidade. Somente este ano já foram atendidos cerca de 1.380 idosos, entre consultas, exames e cirurgias.
No Caimi os médicos também realizam palestras periódicas, onde explicam aos idosos os cuidados para evitar a perda da visão, as principais doenças nos olhos associadas ao envelhecimento e seus sintomas, e sobre a importância da realização de exames periódicos para evitar o agravamento dos casos.
Em 2005 a equipe de oftalmologistas do Caimi recebeu um prêmio concedido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pelos resultados obtidos com o projeto. O trabalho foi apresentado no XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual e impressionou pelos excelentes resultados obtidos. “Esse é um comemora o oftalmologista Cavalcanti Junior.
____________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes – 9601- 5485