Mutirão de cirurgias chega ao Careiro Castanho

O município de Careiro Castanho, localizado a 88 km de Manaus, em linha reta, recebe nesta final de semana a equipe do mutirão de cirurgias, promovido pela Susam e que tem o objetivo de atender exclusivamente pacientes do interior do estado. Serão moradores das áreas urbana e rural do município e a equipe tem a previsão de realizar 34 cirurgias de baixa e média complexidade, além de 40 endoscopias digestivas altas.

A equipe formada por três médicos cirurgiões, um anestesista, um enfermeiro e um instrumentador cirúrgico vai trabalhar até domingo, garantindo o atendimento de toda a demanda. A equipe também está preparada para atender uma eventual emergência e realizar procedimentos de baixa e média complexidade que não estejam previamente agendados.

Entre os procedimentos cirúrgicos previstos estão alguns para correção de problemas nos aparelhos reprodutores feminino e masculino, nas mamas e no intestino. As cirurgias serão realizadas na Unidade Mista do Careiro Castanho, que possui 20 leitos. Na unidade os pacientes receberão todo o acompanhamento necessário após a cirurgia.

Também faz parte da equipe do mutirão um médico gastroenterologista, especialista na realização de exames de endoscopia digestiva alta. O médico deverá realizar 40 exames dessa qualidade, que tem a finalidade de detectar a presença de doenças do aparelho digestivo, como a gastrite e o câncer de estomago. Além do exame, cujo resultado é entregue na hora, o médico também estará orientando os pacientes quanto ao tratamento a ser seguido.

Careiro Castanho é o 12º município a receber a equipe dos mutirões de cirurgias, que teve início em fevereiro deste ano. Até momento foram realizados 610 procedimentos cirúrgicos e 520 endoscopias. Já foram beneficiadas as populações dos municípios de Novo Aripuanã, Coari, São Sebastião do Uatumã, Santo Antonio do Içá, Boca do Acre, Ipixuna, Tabatinga, Nova Olinda do Norte, Parintins, Eirunepé e Tefé, sendo que nestes dois últimos a equipe esteve por duas vezes em função da alta demanda.

_____________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM