Inaugurada estrutura completa do Cecon

A nova estrutura da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) começou a funcionar integralmente ontem (29), com a inauguração de todo o complexo hospitalar e áreas de apoio da unidade, além do serviço de Radioterapia, totalmente reformado e ampliado. O prédio, com um total de nove andares e 6,8 mil metros quadrados, substitui a antiga sede, onde a Fundação funcionou desde a sua criação como Centro de Oncologia, em 1974. Na área da antiga construção foram criados um estacionamento para pacientes e servidores, o almoxarifado, uma oficina e a estação de tratamento de efluentes.

Nos nove andares da nova sede estão distribuídos os serviços de Internação pediátrica e adulta, Cirurgia, UTI, Diagnóstico Laboratorial, atividades de Ensino e Pesquisa e Administração, além dos setores de Diagnóstico por Imagem, Quimioterapia e Ambulatórios, que já funcionam no andar térreo desde dezembro do ano passado. Em obras e equipamentos, os investimentos na nova unidade chegaram a R$ 70 milhões, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

Com a inauguração total do prédio, o número de leitos instalados saiu de 60 para 193, que devem ser ocupados de acordo com o aumento da demanda de internação de adultos e crianças com diagnóstico de câncer. A unidade também dobrou a capacidade de realização de cirurgias, com a ampliação do Centro Cirúrgico que contava com apenas quatro e agora dispõe de nove salas, que poderão operar simultaneamente, se necessário.

Na área de diagnóstico por Imagem, os pacientes podem contar com equipamentos de alta tecnologia, distribuídos em três salas para realização de endoscopia e ambientes próprios para ultrassonografia, raio X, tomografia computadorizada e mamografia. Nos próximos três meses também estará à disposição um moderno equipamento para ressonância magnética.

De acordo com o diretor presidente da FCecon, João Baldino, a nova estrutura deverá dar suporte integral às necessidades de atendimento dos pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer.

A unidade conta agora com 21 consultórios, onde são oferecidas 17 especialidades médicas, além de assistência odontológica, psicológica e social. Na área de emergência, a nova estrutura oferece quatro leitos infantis, nove leitos para adultos, dois consultórios, sala de curativos e banco de sangue.

Para a realização da Quimioterapia (aplicação de medicamentos para combater o câncer) estão à disposição 15 boxes especiais, dos quais 12 com poltronas sendo uma infantil, e outros quatro boxes com leitos. As novas instalações permitem que os pacientes utilizem o serviço no sistema de hospital dia, evitando internações e reduzindo os riscos de infecção hospitalar.

Em relação a cuidados intensivos, foram inaugurados 11 leitos de UTI, dos quais três específicos para crianças. Na área de exames laboratoriais, a unidade passa a contar com os laboratórios para Biópsia, Análises Clínicas, Anatomia Patológica, Criobiologia, Histocompatibilidade e Biologia Molecular. Também está sendo inaugurado um Centro de Estudos e a estrutura para a criação do primeiro Centro de Transplante de Medula Óssea da região Norte. Os novos leitos estão distribuídos entre o quarto e o nono andar, onde também foram instaladas uma ludoteca e uma sala de psicoterapia infantil.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, disse que a nova estrutura terá capacidade para o atendimento crescente da demanda dentro dos próximos 12 anos. Ele destacou que o novo prédio começou a ser construído em 2000, mas as obras ficaram paralisadas por dois anos, sendo retomadas no atual governo.

Fundação é referência para o Norte do país

A Fundação Cecon realizou apenas no primeiro semestre deste ano 287 mil procedimentos. A média mensal é de 95 mil procedimentos, incluindo os da área ambulatorial, internações, cirurgias e exames. O número atual de funcionários é de 580, mas ainda serão incorporados novos servidores, aprovados no concurso da Susam e chamados na última convocação. Segundo o diretor João Baldino, o quadro deve chegar a 700 profissionais.

Além do Amazonas, o Cecon recebe pacientes do Acre, Roraima, Rondônia, Pará e de países próximos como as Guianas e o Suriname. “Agora temos o mais bem montado centro de diagnóstico e tratamento do câncer do Norte do país”, assegura o secretário Wilson Alecrim.

Governo já inaugurou 47 obras e serviços de saúde

A Fundação Cecon é uma das 47 unidades e serviços de saúde entregues pelo governo na capital e no interior, desde 2003. Em Manaus, foram inauguradas 26 unidades, incluindo três maternidades, três policlínicas, três SPAs, três Farmácias Populares, além do hospital Adriano Jorge, do Banco de Olhos e do Banco de Leite do Amazonas, dentre outras. Nos municípios do interior do Estado, foram colocados em funcionamento 20 hospitais regionais com 20 a 100 leitos, e um laboratório de fronteira.

Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 3643-6327, 9995-1310