Susam terá esquema especial em Parintins

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já está trabalhando na montagem da estrutura de saúde para o atendimento médico-hospitalar durante o 41º Festival Folclórico de Parintins. Equipes de técnicos da Susam já estão no município trabalhando na estruturação do ambulatório que será montado no Bumbódromo para atendimento da população e também na organização de todas as atividades de saúde, como as ações preventivas e educativas.

Cerca de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde serão enviados pela Secretaria para trabalhar durante o festival. Os profissionais serão divididos em equipes plantonistas, que garantirão o atendimento 24h na área de urgência e emergência. Profissionais que atuam nas unidades de saúde do município também irão colaborar com o atendimento de emergência durante o período do festival. Além dos recursos humanos, a Susam também está enviando equipamentos, macas, aparelhos de apoio, medicamentos e material químico cirúrgico para complementar o estoque da rede municipal.

As duas unidades de saúde do município, os hospitais Padre Colombo, que possui 60 leitos, e o Jofre Cohen, de 80 leitos, irão compor a estrutura montada pela Susam para atendimento ao público. No Padre Colombo serão realizados os atendimento de clínica em geral, e no Jofre Cohen serão atendidos os casos de média e alta complexidade, incluindo cirurgias e atendimento dos traumas. As equipes contarão com profissionais para prestar assistência nas especialidades de cirurgia geral, traumatologia, ortopedia, anestesia, clínica pediátrica, cardiologia e oftalmologia.

Durante os dias de festival a população também poderá buscar atendimento na unidade de apoio a urgência e emergência montada no Bumbodromo, para funcionar durante a festa. A Susam ainda colocará à disposição da população uma ambulância com UTI que deverá ficar durante o dia no aeroporto e à noite na área do Bumbódromo. Além dessa, mais quatro ambulâncias básicas estarão prontas para fazer o transporte dos pacientes.

Para casos graves que necessitem de remoção para Manaus, a Susam vai garantir serviço de transporte aéreo com UTI e acompanhamento médico. Os pronto-socorros de referência em Manaus são o João Lúcio (zona Leste) e o 28 de Agosto (zona Sul). As remoções serão feitas através do serviço de UTI no Ar, contratado pela Secretaria, especialmente para o evento.

Além das ações diretas de atendimento a pacientes também estão programadas atividades educativas e de suporte, como é o caso da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e a coleta de sangue para um estoque estratégico, executadas pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Fundação Hemoam.

Para a montagem da estrutura de saúde que será utilizada durante o 41º Festival Folclórico de Parintins, o Estado fez um investimento de cerca de R$ 361 mil. Todas as ações serão executadas em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

Estrutura de Saúde – Parintins
Unidades: 2 hospitais, um ambulatório no Bumbódromo
Transporte: 4 ambulâncias básicas, uma ambulância UTI, uma UTI no Ar
Investimentos do Governo do Estado: R$ 361 mil
Período de Atendimento Especial: 29/06 a 02/07
Apoio: Corpo de Bombeiros , Polícia Militar, Marinha e Aeronáutica

___________________________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes – 9601 5485