Susam convoca mais 1.025 aprovados

O Governo do Amazonas está convocando mais 1025 profissionais aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), para trabalhar em unidades da capital. A convocação visa principalmente o preenchimento de vagas nos três novos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), destinados a ampliar a rede estadual de urgência e emergência. As unidades estão em fase final de construção e a previsão é que comecem a funcionar dentro dos próximos 30 dias a 60 dias, nos bairros de São Raimundo, Redenção e Jorge Teixeira.

Nesta etapa, estão sendo chamados profissionais de nível superior, médio e elementar, incluindo assistentes sociais, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos e bioquímicos, nutricionistas, técnicos e auxiliares. Dentre os convocados, 18 são portadores de necessidades especiais. A lista completa está disponível no item “Concurso” deste site.

Os convocados devem comparecer, com a documentação exigida, a partir da próxima segunda-feira (26), ao auditório da Fundação Centro de Oncologia (Cecon), entre as 8h e 14 horas, para os procedimentos relativos à admissão.

Ao se apresentar, o futuro servidor receberá a relação dos exames pré-admissionais exigidos pela Junta Médica Oficial do Estado, assim como o encaminhamento para a realização dos mesmos em uma das unidades da rede pública de saúde. Os que tiverem antecipado a realização de todos os exames e estiverem com os resultados em mãos serão encaminhados para a Junta Médica.

Após a entrega dos documentos pessoais, o concursado deve preencher outros documentos exigidos para a posse, dentre os quais a declaração de empregos públicos, a declaração de bens, a ficha de cadastro e o termo de posse. Todos os formulários serão fornecidos no momento da apresentação e também estão disponíveis no site da Susam (www.saude.am.gov.br), para impressão e preenchimento.

Necessidades – O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que com a nova convocação chegam a 3,8 mil o número de aprovados no concurso da Susam já nomeados, o que corresponde a quase 40% do total de vagas oferecidas. As chamadas vêm sendo feitas desde outubro do ano passado e o concurso tem validade de dois anos, a partir de junho de 2005, quando foi homologado, podendo ser prorrogado por mais dois anos, ou seja, junho de 2009.

Alecrim explica que a quantidade de profissionais chamados está sendo definida pelas necessidades da rede e pela capacidade de atendimento da Comissão de Admissão nas etapas necessárias à posse. Ele ressalta que a Secretaria também considera a adaptação dos novos profissionais à rotina das unidades. “Principalmente nas unidades de urgência e emergência, a prestação do serviço deve ser rápida e precisa. Para isso, a incorporação dos servidores tem que ser planejada, contemplando inclusive o treinamento em serviço, para evitar prejuízos ao atendimento”.