Mais de 400 mil crianças devem ser vacinadas

Em todo o estado do Amazonas um total de 417.954 crianças com idade entre 0 e 5 anos deve receber uma dose da vacina Sabin, durante a primeira etapa da campanha anual de vacinação contra a Paralisia Infantil, que será aberta amanhã (10), Com o slogan “Seu filho quer duas gotinhas da sua atenção”. Serão mais de mil postos em toda a cidade, incluindo postos volantes, centros de saúde e Centros de Atenção Integral a Criança (Caic). No interior do estado as equipes terão mais 30 dias para visitar as comunidades e completar a cobertura vacinal.

O Ministério da Saúde enviou mais de 600 mil doses da vacina Sabin para reforçar os estoques, distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para todas as prefeituras municipais. As vacinas já foram entregues para todos os municípios do interior. Por conta das dificuldades de acesso às comunidades rurais, cada prefeitura deve desenvolver estratégias próprias com o objetivo de atender todas as crianças, incluindo postos fixos, visitas casa a casa e postos volantes via terrestre ou com voadeiras.

A paralisia infantil (poliomielite) foi erradicada no Brasil em 1994. Para manter o controle epidemiológico da doença, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 100% das crianças com idade entre zero e quatro anos em todos os municípios brasileiros, com as três doses da vacina. Em Manaus, a meta é imunizar 194.274 crianças menores de cinco anos.

Esta é a 26ª de campanha nacional contra a paralisia infantil e 16º ano sem a doença no Brasil. As campanhas devem ser mantidas até a certificação mundial da erradicação.

No interior, os agentes irão completar o cartão de vacinação básica de todas as crianças que não estiverem com as vacinas em dias. Além da vacina contra a poliomielite serão disponibilizadas vacinas contra febre amarela, hepatite B, tríplice viral, tetravalente e rotavírus. Também serão vacinadas as mulheres em idade fértil (12 a 49 anos) com as doses da vacina Dupla adulto (Dt), referente à prevenção do Tétano e Difteria e a tríplice viral.

A segunda etapa da campanha, este ano, acontece no dia 26 de agosto.

Poliomielite – A última ocorrência da doença no Brasil foi registrada na Paraíba, em 1989. A poliomielite é conhecida há cerca de 3.000 anos. A doença, que matou e deixou seqüelas físicas em milhões de pessoas a cada ano, enfim, pôde ser controlada a partir da descoberta da primeira vacina, em 1955. Desde então, anos de luta se passaram para viabilizar sua erradicação. A poliomielite será a segunda enfermidade a ser erradicada no mundo, após a varíola, em 1979. O poliovírus ainda está presente, de forma endêmica, em vários países do continente Africano, Mediterrâneo e Ocidental.

DADOS GERAIS
META ESTADO:
417.954 crianças menores de cinco anos em cada etapa (junho e agosto).

META MANAUS:
194.274 Crianças menores de cinco anos em cada etapa (junho e agosto).

PERÍODO DA CAMPANHA

ZONA URBANA
Início – 10 de junho – 1.ª etapa
26 de agosto – 2.ª etapa