Cirurgias chegam a mais municípios do interior

No último final de semana, mais de 50 pacientes dos municípios de São Sebastião de Uatumã, Silves e Itapiranga foram beneficiados pelo mutirão de cirurgias promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) no interior do Amazonas. No total, 53 pacientes foram submetidos a 55 operações para correção de problemas de vesícula, hérnia e útero e outros 45 realizaram endoscopia para diagnóstico de doenças do aparelho digestivo.

São Sebastião do Uatumã, que funciona como pólo para Silves, Urucará e Itapiranga, foi o sétimo município contemplado com o mutirão, desde o início das atividades, em fevereiro deste ano. Os mutirões acontecem nos finais de semana e são realizados por uma equipe médica da Susam, formada por três cirurgiões, um anestesista, um instrumentador cirúrgico e uma enfermeira que operam nos hospitais regionais de cada município-pólo, contando com o apoio das equipes locais durante o pré e o pós-operatório dos pacientes.

A secretária de Assistência ao Interior da Susam, Heliana Feijó, informa que até o momento foi realizado um total de 396 cirurgias e mais de 300 endoscopias nos municípios de São Sebastião do Uatumã, Eirunepé, Santo Antônio do Içá, Boca do Acre, Ipixuna, Tabatinga e Tefé, onde a equipe esteve por duas vezes em função da alta demanda.

A secretária destaca que além das cirurgias eletivas, agendadas após indicação dos médicos locais, o mutirão de cirurgias e endoscopias tem o objetivo de realizar a atualização dos profissionais de saúde que trabalham nestes municípios. “Eles também realizam atendimentos de urgência quando há necessidade”, diz. Um exemplo foi o da agricultora Elizângela Rodrigues de Almeida, 30, que corria risco de morte em Tefé, devido a uma gravidez tubária rôta e tinha pouco menos de duas horas de vida. Cita também o caso de uma índia Kanamari de apenas seis anos de idade, da área de Eirunepé, que sofreu perfuração de ânus, vagina e intestino ao pular no rio sobre uma árvore submersa. “Foi operada e salva pela equipe que trabalhou durante quatro horas e meia no centro cirúrgico”, conta. A índia já recebeu alta.

O secretário de Saúde de São Sebastião do Uatumã, Aurimar Simões, elogia o trabalho do mutirão e diz que as ações no seu município evitaram o deslocamento de pacientes para Manaus. “A demanda por cirurgias de média complexidade é grande no interior do Estado e o deslocamento das equipes para os municípios agiliza o tratamento, evitando maiores sofrimentos para o paciente”, assegura.

Coari será o próximo município visitado pelo mutirão, entre os dias 26 e 28 deste mês. De acordo com a Susam, a estimativa é de que sejam realizadas mais de 50 cirurgias e cerca de 40 endoscopias. Também serão atendidos pacientes de Codajás, para quem Coari é pólo.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, explica que o mutirão de cirurgias está sendo realizado dentro da programação da política nacional de cirurgias de média complexidade e que deverá ser mantido com o objetivo de atender a demanda do interior. Até junho, mais de 600 pacientes devem ter sido contemplados. Na capital, o programa também está sendo aplicado, com a previsão inicial de 1 mil cirurgias até o mês de junho.

Os investimentos para realizar o mutirão no interior chegam a cerca de R$ 1,1 milhão, incluindo recursos estaduais e federais.

________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327
Andréa Arruda – 9995-1310
Francismar Lopes – 9601- 5485