Dia de Luta contra os manicômios

Nem mesmo a chuva fina que caía sobre a cidade na manhã de ontem intimidou os organizadores e participantes da manifestação pública em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, 18 de maio. Promovida pela organização não governamental Chico Inácio, com apoio da coordenação estadual de Saúde Mental, a manifestação reuniu cerca de cinqüenta pessoas, entre profissionais, pacientes e membros de associações ligadas às causas sociais. Os participantes destacavam a necessidade de aceitação do portador de transtornos mentais nos meios sociais e defendiam a aplicação integral da Lei Paulo Delgado que, dentre outros avanços, aponta para o fim dos manicômios.

Durante a programação foi feita uma apresentação do Coral A Voz do Amazonas, formado por pacientes do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. A Rede de Amizade e Solidariedade dos Portadores do HIV, também esteve presente e apresentou uma peça teatral tratando do fim das internações permanentes de portadores de transtornos mentais. “De forma simples e direta eles conseguiram transmitir a mensagem e mostraram a todos que os pacientes precisam de cuidados e amor”, disse o coordenador do programa estadual de saúde mental, Rogelio Casado.

O coordenador disse que o Estado avançou nos últimos três anos, com a criação da política estadual de Saúde Mental e ações concretas que irão garantir a substituição do modelo de internação e tratamento do hospital psiquiátrico por uma rede de atenção diária ao portador de sofrimento mental. “Já temos na cidade um Centro de Atenção Psicossocial, inaugurado no início deste mês e em breve estaremos criando os Serviços de Residenciais Terapêuticos, para onde serão transferidos os cerca de 40 pacientes que há décadas estão internados no Eduardo Ribeiro”, informou Casado.

O evento terminou com uma passeata subindo a avenida Sete de Setembro e com uma manifestação em frente à Assembléia Legislativa do Amazonas, onde o grupo de participantes solicitava o apoio dos parlamentares para aprovação de uma lei estadual específica para tratar das questões de Saúde Mental no Amazonas.
________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes – 9601- 5485