Pacientes do interior ganham base de remoção
Uma base de apoio a remoção de pacientes que vêm do interior do Estado para tratamento médico em Manaus foi inaugurada no último dia 11 pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A unidade está instalada no porto da Ceasa (Central de Abastecimento), onde está funcionando 24 horas, com duas ambulâncias.
Segundo o secretário Wilson Alecrim, o sistema vai permitir que os pacientes, vindos principalmente do Castanho, Careiro da Várzea, Manaquiri e Autazes, sejam removidos do porto para uma unidade hospitalar, com segurança e dentro do menor tempo possível. Serão beneficiados pelo serviço os que precisam de exames e consultas especializadas para diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico, além dos casos urgentes causados por ferimentos de arma branca, arma de fogo, traumatismos graves causados por quedas, baques e acidentes de trânsito.
A secretária Heliana Feijó explica que para utilizar o serviço, o paciente deve ser encaminhado pela unidade de saúde do município, que fará contato prévio informando sobre a necessidade de transporte e horário de chegada da embarcação. “Estamos disciplinando desta forma para garantir o atendimento dentro do menor tempo possível”, diz. Heliana informa ainda que o objetivo do posto de remoção não é prestar atendimento médico no local. “A finalidade é transportar o paciente em condições seguras e adequadas para o local onde fará o tratamento médico”.
De acordo com Heliana, além dos pacientes dos municípios que fazem travessia diretamente para o porto da Ceasa, outros, que vêm de municípios mais distantes, podem solicitar uma parada no local. A secretária informa que, em média, chegam à capital entre dois e cinco pacientes por dia, vindos de barco, de alguma localidade do entrono de Manaus. Ela destaca que há um ano, pela primeira vez, os municípios do interior passaram a contar com uma ambulância exclusiva para remoção de seus pacientes na capital. “A base foi uma reivindicação dos municípios vizinhos e permite a ampliação da capacidade de remoção, com mais rapidez”.
Para montar o posto de remoção, a Susam investiu R$ 114,2 mil em estrutura física e veículos. Para a manutenção do serviço, no qual estarão envolvidos 18 servidores, o Governo vai investir cerca de R$ 13 mil mensais.
Estado reforça estrutura do Interior
O secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim, destaca que a inauguração da base de remoção é mais um serviço à disposição da população do interior, que conta hoje com 21 hospitais novos, dotados de ultrassonografia, outros exames de média complexidade e estrutura de atendimento e internação 24 horas. Além das unidades novas, as outras 40 já existentes estão recebendo equipamentos modernos e condições de atendimento humanizado e 20 estão em processo de ampliação, construção, adequação ou reforma.
Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde entregou aos municípios de Manicoré e Novo Aripuanã as duas primeiras ambulâncias fluviais do programa estadual de apoio à melhoria da qualidade de saúde do interior. As “ambulanchas” serão usadas pelas comunidades de Verdum e Santa Maria, com o objetivo de facilitar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e dar mais agilidade ao transporte de pacientes que precisam receber atendimento na sede do município.
As ambulanchas contam com suporte de primeiros socorros, incluindo oxigênio, e têm capacidade para seis pessoas e dois pacientes deitados em maca. Além da população das próprias comunidades, as duas ambulâncias fluviais darão suporte às 19 comunidades localizadas próximas a Verdum e outras oito ligadas à Santa Maria, num total de 3,5 mil habitantes.
Somente neste ano já foram entregues sete ambulâncias e 10 aparelhos de ultrassonografia aos municípios do interior. “A meta é melhorar a qualidade e a capacidade do serviço de remoção e ter em 100% dos municípios o serviço de ultrassonografia, funcionando na rotina e com equipamentos próprios”, ressalta.
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