Médicos capacitados em Politrauma

Um grupo de 41 médicos do interior do estado participou, no último final de semana, de um curso de capacitação para atendimento de pacientes politraumatizados. O curso foi ministrado por especialistas neste tipo de atendimento e teve o objetivo de atualizar os profissionais com as novas tendências da medicina. Com duração de 11h e os médicos tiveram a oportunidade de ver assuntos na teoria e na prática.

O curso faz parte de uma programação de Educação Continuada, elaborada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), e terá duração de 12 meses, dividido em módulos presenciais, ministrados em Manaus uma vez por mês. Para os municípios mais distantes as aulas terão o suporte da telemedicina. A capacitação é resultado de uma parceria entre a Susam, o Conselho Regional de Medicina (CRM) e o Sistema de Proteção da Amazônia / Sistema de Vigilância da Amazônia (Sipam/Sivam).

Os médicos cirurgiões Cleinaldo de Almeida Costa e Pedro Elias de Souza, especialistas em atendimento a pacientes com politrauma, destacaram os procedimentos a serem seguidos com estes pacientes, avaliando sempre a complexidade de cada caso e a necessidade de atendimento especializado na capital. Os médicos também tiveram a oportunidade de vivenciar na prática algumas situações, simulando com bonecos, um atendimento que exigia deles os conhecimentos repassados pelos especialistas.

Participaram deste primeiro módulo médicos dos municípios de Anamã, Anori, Beruri, Borba, Eirunepé, Urucará, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Tefé, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Iranduba, Coari, Nova Olinda, Silves, Parintins, Autazes e Itacoatiara.

Segundo a secretária adjunta do interior, Heliana Feijó, os outros onze módulos deverão abordar outros temas de interesse da comunidade médica como o atendimento de urgência e emergência, clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e doenças infecciosas e parasitárias. “Esse assuntos são os de maiores demandas vindos do interior do estado e nosso objetivo é manter o corpo médico atualizado e bem preparado”, afirma Heliana Feijó.

Segundo a secretária está prevista a realização de módulos nos municípios de Coari, Parintins, Humaitá, Tabatinga e Maués. “Nós levaremos o curso para os municípios-pólo para tentarmos agregar o maio número de médicos de todos os municípios localizados no entorno destes municípios”, disse Heliana.

Para os municípios mais distantes os módulos serão oferecidos através da telemedicina, com a transmissão dos módulos através da internet, com infra-estrutura disponibilizada pelo Sipam/Sivam. Os municípios que não dispõe dos recursos da internet, receberão o material gravados em CD room e DVD. “De uma forma ou de outra nosso objetivo é atender aos 61 municípios do interior”, afirma Heliana.

________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327
Andréa Arruda – 9995-1310
Francismar Lopes – 9601- 5485