Mutirão em Tefé começa amanhã
Sete profissionais, entre cirurgiões, anestesistas e uma enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) viajam amanhã (10/03) cedo para Tefé, onde será realizada mais uma etapa do mutirão de cirurgias, promovido pelo Governo do Estado. As cirurgias serão feitas no Hospital Regional do município, onde desde ontem estão internados os primeiros 11 pacientes que serão submetidos ao procedimento cirúrgico. No total, serão atendidas até domingo, 37 pessoas que precisam de operação para solucionar problemas de hérnia, vesícula, útero e ovário.
Tefé é o segundo município contemplado pelo mutirão. O primeiro foi Eirunepé, onde também foram feitas 37 cirurgias. A secretária executiva de Assistência ao Interior, Heliana Feijó, informa que o objetivo da ação é prestar atendimento mais rápido aos pacientes e evitar que precisem se deslocar para Manaus. “O trabalho também permite o intercâmbio de informações entre os profissionais da capital e os que atuam no interior, além de resolver a carência de especialistas nas localidades mais distantes e de difícil acesso”.
A primeira fase do mutirão de cirurgias para o interior deve ser concluída na primeira quinzena de junho, quando os 14 municípios-pólo terão sido visitados. Até lá, a expectativa da Secretaria é de que sejam realizadas aproximadamente 420 cirurgias. Além da população dos pólos, serão atendidos os moradores das zonas rurais e comunidades.
O Hospital Regional de Tefé tem 80 leitos, duas salas cirúrgicas, sala de recuperação anestésica e está equipado para a realização de raio X e ultra-sonografia com tecnologia de ponta. A unidade também realiza os exames laboratoriais necessários ao diagnóstico e acompanhamento de doenças. Todos os pacientes inscritos para o mutirão deste final de semana receberam atendimento prévio no próprio hospital, onde também realizaram todos exames pré-operatórios. Em complemento à estrutura da unidade hospitalar, a Susam está enviando medicamentos, anestésicos e material químico-cirúrgico para uso durante o mutirão. A equipe de profissionais locais dará o suporte à equipe de Manaus.
Os investimentos para realizar o mutirão são de R$ 1,1 milhão, incluindo recursos estaduais e federais. Além de Eirunepé e Tefé o mutirão chegará à Lábrea, Santo Antônio do Içá, Boca do Acre, Itacoatiara, Parintins, Coari, Manacapuru, Humaitá, Fonte Boa, Tabatinga, Maués e Manicoré.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, as ações no interior ampliam as ações de média complexidade no Estado. Na capital, também está em curso um mutirão de cirurgias gerais, contemplando cerca 1 mil pacientes.