Carnaval terá esquema especial de saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) estará com esquema especial para atendimentos de urgência e emergência durante os eventos públicos de carnaval. Equipes médicas foram montadas para prestar os primeiros socorros nas festividades, a partir deste final de semana. O trabalho terá o suporte de ambulâncias que ficarão em pontos estratégicos para os atendimentos necessários no Carnaval dos Bairros, nos desfiles das escolas de samba e nas festas carnavalescas promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC) no Largo de São Sebastião, no Centro.
As equipes serão formadas por médicos, enfermeiros e técnicos que farão o primeiro atendimento local e, se necessário, encaminharão os pacientes para a continuidade do atendimento em um dos dois pronto-socorros ou em um dos cinco SPAs, localizados nos bairros. Nessas unidades os plantões serão reforçados para facilitar o atendimento, que geralmente aumenta durante este período.
O esquema especial já começa a funcionar neste final de semana (18) com atendimento nas festas de Carnaval dos Bairros. Cinco equipes ficarão de plantão, a partir das 18h, nos bairros de Jorge Teixeira, Compensa, Alvorada, Morro da Liberdade e Bairro da União, onde acontecem as festas. No domingo (19) as equipes estarão no Largo de São Sebastião dando cobertura ao Concurso de Fantasias Infantis.
Durante os desfiles das Escolas de Samba, que acontecem nos dias 24 e 25, uma equipe formada por três médicos clínicos, um cirurgião, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão a postos em um ambulatório montado no Sambódromo, especialmente para o atendimento durante a festa. Neste ambulatório poderão ser realizados pequenos procedimentos de urgência e emergência e atendimentos de primeiros socorros.
Além disso, serão disponibilizadas duas ambulâncias com UTI, que ficarão em pontos estratégicos dos lados esquerdo e direito do Sambódromo, em áreas de fácil acesso e deslocamento. Os veículos deverão ser utilizados para o transporte de pacientes graves.
Nos dias 27 e 28, quando acontece o Carnaboi, será mantido o mesmo esquema dos dias dos desfiles das escolas de samba.