Estado realiza mutirão de cirurgias

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) contratou a Fundação Hospital Adriano Jorge para a realização de 1.000 cirurgias eletivas de média complexidade, para atendimento de pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica de colecistectomia, herniorrafia, prostatectomia, histerectomia, vasectomia e colpoperineoplastia. O valor total do contrato é de R$ 578 mil, que serão repassados mensalmente a Fundação pela Susam. A primeira cirurgia será realizada no dia 25 de janeiro e o contrato deve ser cumprido em cinco meses.

De acordo com o secretário de saúde, Wilson Alecrim, o mutirão será realizado para agilizar o atendimento aos pacientes que necessitam dessas cirurgias. “Nós pretendemos atender toda a demanda local por este tipo de cirurgia”, explica. O secretário destaca ainda que serão atendidos pacientes que se encontram em listas de espera, nas unidades de saúde pública e também outros que apareçam durante a vigência do contrato.

As cirurgias serão realizadas por uma equipe de 11 médicos cirurgiões da Fundação e Hospital Adriano Jorge e os pacientes serão atendidos de acordo com a ordem de prioridades estabelecidas pela equipe de triagem. Serão realizados 10 procedimentos cirúrgicos todos os dias, sendo os primeiros de colecistectomia, conhecida popularmente como retirada de pedras da vesícula. Serão atendidos 350 pacientes com este tipo de cirurgia.

Em seguida serão realizadas as cirurgias de herniorrafias, procedimento para fechamento de hérnias, serão atendidos 250 pacientes nesta modalidade. Também serão realizados 75 procedimentos de prostatectomia, para pacientes com mais de 60 anos, com presença de tumor na próstata e 50 cirurgias de histerectomia, para retirada do útero. Serão realizadas ainda 45 cirurgias de vasectomia, atendendo casos que se enquadrem dentro dos critérios estabelecidos pela portaria de número 048, do Ministério da Saúde, publicada em 11, de fevereiro de 1999, que determina sobre procedimentos de esterelização.

O contrato prevê ainda a realização de 100 procedimentos cirúrgicos de colpoperineoplastia, e mais 40 procedimentos específicos para a saúde do homem e 40 para mulher, além de reservar 50 vagas para procedimentos gerais, sempre dentro dos critérios de cirurgias eletivas de média complexidade.

Além dos procedimentos cirúrgicos, os pacientes também receberão todo o acompanhamento ambulatorial pré e pós-operatórios. Exames como risco cirúrgico e acompanhamento médico até a alta hospitalar definitiva fazem parte dos procedimentos previstos no contrato para realização das cirurgias.

Referencia

A Fundação Hospital Adriano Jorge pertence à rede de saúde do governo do Estado do Amazonas. Nos últimos dois anos, realizou cerca de 10 mil cirurgias em diversas especialidades, registrando um atendimento de quase 170 mil pessoas em 2004 e 2005, somente na área ambulatorial.
A unidade possui 220 leitos e apresenta uma média de internação 4.000 pacientes por mês. Oferece atendimento nas áreas de Ortopedia-Traumatologia e Fisioterapia, Cirurgia Geral, Neurologia Clínica, Urologia, Clínica Médica, Cardiologia, Pneumologia e Tisiologia (tratamento para pacientes com tuberculose), Imagenologia (serviços de Radiologia, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada), com uma média de 16 mil exames por mês.