Susam comemora realizações em 2005

O Governo do Estado do Amazonas estabeleceu a área de saúde como uma das prioridades de trabalho para o ano de 2005. A conclusão de obras na capital e no interior, a criação de novos serviços na média e alta complexidade, a titulação das maternidades como Amigas da Criança e o ordenamento da rede com prioridade para o melhor fluxo e a humanização do atendimento estão entre os resultados positivos obtidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) este ano, de acordo com avaliação do secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim.

O secretário avalia como estruturantes as medidas tomadas pelo Governo estadual na área de Saúde. “Estamos criando condições de funcionamento da rede com base nos princípios do SUS e de acordo com nossas necessidades, implementando e criando serviços que possam ser mantidos na rotina e não sejam ofertados apenas de maneira pontual”.

Uma dessas ações, na área da alta complexidade, é a oferta de cirurgias de coração que passam a acontecer na rotina, atendendo adultos e crianças. O Hospital Francisca Mendes realizou neste ano 123 cirurgias em adultos e o Hospital Beneficente Portuguesa foi contratado pela Susam para a realização dos procedimentos em pacientes com idade superior a 12 anos, com a meta de atender até 20 doentes por mês.

As cirurgias em crianças começaram a ser feitas no Hospital Santa Júlia que também assinou contrato com o Governo do Estado para a realização de 60 cirurgias para correção de cardiopatia congênita. “No próximo ano, devemos ter o Francisca Mendes estruturado para as cirurgias pediátricas e ao mesmo tempo contar com mais duas unidades contratadas para a alta complexidade em cardiologia”, explica o secretário. Segundo ele em 2006 outras áreas também serão implementadas como a neurologia, a traumato-ortopedia e a nefrologia, com a criação de serviços estaduais de referência.

O secretário destaca que os investimentos próprios em Saúde vêm sendo, desde o início do governo, o dobro do exigido pela legislação nacional, com uma média de 24% por ano e que o Amazonas se destaca no país por ser o que proporcionalmente mais investe na área. Somente em 2005 foram aplicados mais de R$ 1 milhão na saúde estadual e valor equivalente está aprovado para 2006.

Wilson Alecrim também cita como uma conquista o acesso da população aos medicamentos da rede básica, por um preço até 80% mais barato do que o praticado pela rede comercial de drogarias, a partir da inauguração de duas unidades da Farmácia Popular em Manaus. As farmácias possuem mais de 80 itens, que podem ser comprados mediante apresentação de receita médica. Na área de assistência farmacêutica, o Estado também garantiu o abastecimento regular das suas unidades e do Programa Estadual de Medicamentos Excepcionais.

Em relação a obras, a Susam comemorou em 2005 a inauguração da 23ª obra na capital e do 19º hospital entregue no interior do Estado.

O secretário destaca que, devido ao trabalho de incentivo ao aleitamento materno exclusivo realizado nas quatro maternidades da rede pública de saúde, as unidades foram credenciadas com o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pela Organização Mundial de Saúde, Unicef e Ministério da Saúde. Foram credenciadas as maternidades Ana Braga, Nazira Daou, Azilda Marreiro e Balbina Mestrinho. Com a maternidade Alvorada, credenciada em janeiro de 2003, as unidades representam 100% da rede estadual de maternidades instaladas na capital.

Os resultados das ações nesta área podem ser medidos com a redução dos índices de mortalidade materna (de 86 para 68 mortes a cada 100 mil nascidos vivos), neonatal (de 12 para 10 em mil nascidos vivos) e infantil (de 21 para 18 em mil nascidos vivos).

A Secretaria também comemorou o primeiro de trabalho do Banco de Leite Humano do Amazonas. A unidade está instalada nas dependências da maternidade Ana Braga e tem como missão coletar, processar e distribuir leite humano para crianças que não podem ser amamentadas pelas mães. Em um ano de funcionamento o banco de leite captou e pasteurizou 1.592 litros de leite. A unidade processa cerca de 200 litros de leite mensalmente e possui um veículo próprio que recolhe o leite doado na casa das doadoras e também distribui o alimento pasteurizado.

A Susam também concluiu a reforma do Pronto Atendimento para doentes mentais. O serviço funciona em um prédio anexo ao Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro e garante o atendimento especializado 24h nas áreas de urgência e emergência aos portadores de doenças mentais.

Durante o período da seca que deixou vários municípios do interior do Amazonas isolados, a Secretaria atuou enviando mais de duas toneladas de medicamentos básicos utilizados para combater os sintomas de doenças de veiculação hídrica, como diarréias e infecções intestinais e também materiais de primeiros socorros, além de soro para reidratação oral de adultos e crianças. Mais de 900 comunidades do interior foram beneficiadas com a entrega dos medicamentos.

“Para 2006 já estamos trabalhando nas nossas prioridades, incluindo o incremento da alta complexidade e cerca de 40 obras na capital e no interior”, garante o secretário.