Natal no hospital também tem festa e emoção

As comemorações do Natal para os pacientes do Hospital e Pronto-Socorro Infantil da Zona Leste, conhecido como Joãozinho, aconteceram durante toda a semana que antecedeu o Natal e foram encerradas neste domingo, com a exibição de um filme sobre a história de Jesus Cristo. Mesmo com curativos, sondas e horários rígidos para tomar os remédios, os pacientes encontram disposição para comemorar a data e realizar até uma peça sobre o Natal.

Na última quinta-feira, os pequenos atores encenaram o nascimento de Cristo prendendo a atenção de outros pacientes, familiares e das equipes médicas do hospital. Com a ajuda de voluntários e das assistentes sociais da unidade, oito crianças superaram por alguns minutos a condição de pacientes. Entre eles estava Kelvyn Alexsandro Alcântara, de 10 anos, internado há mais de um mês em função de uma inflamação grave na perna. Falante e interpretando um dos três reis Magos, ele disse que não estava se sentindo doente e que a fazer a peça foi muito divertido.

Também saíram dos leitos para o pequeno palco improvisado Ana Carla Silva, 12, Tália Souza, 9, e os pequenos Edson dos Santos, 6, Breno Leonardo, 7, que mesmo na cadeira de rodas vibrou ao interpretar o terceiro rei Mago. Depois da peça, eles assistiram ao teatro de fantoches, cantaram e participaram de um lanche especial natalino. Os presentes, doados por pessoas e empresas colaboradoras, foram entregues após a festa.

Ao longo da semana os pacientes internados no Joãozinho também assistiram filmes na enfermarias, ouviram e contaram histórias sobre o Natal, confeccionaram cartões e fizeram pinturas, que estão expostas no hospital.O presépio da unidade foi montado com a participação deles, como primeira atividade da programação de Natal.

A diretora do pronto-socorro, Nazaré Limonji, disse que as comemorações natalinas já são tradicionais na unidade e fazem parte das ações de humanização do tratamento. “As crianças se sentem acolhidas e úteis e isso também contribui para a sua recuperação”.