Banco de Leite comemora primeiro aniversário
O Banco de Leite Humano do Amazonas está completando neste mês de novembro seu primeiro ano de atividades. A data será comemorada com a realização do I Fórum de discussão sobre aleitamento materno e Banco de Leite Humano e do I Encontro de Sensibilização para o aleitamento materno, onde será também será realizado o Curso de manejo e promoção do aleitamento materno. Os eventos têm como objetivo sensibilizar a população para a importância do aleitamento materno e informar que o leite humano pode ser doado e utilizado para alimentar crianças que não podem ser amamentados pelas mães.
O Encontro e o curso serão realizados entre os dias 16 a 18 de novembro, das 7h às 13h, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O encontro será destinado a funcionários das maternidades, que atuam na orientação às mães quanto à importância do aleitamento exclusivo até aos seis meses de idade e, associado a outros alimentos, até os dois anos.
O I Fórum de Discussão sobre aleitamento materno e Banco de Leite Humano acontece entre os dias 21 e 24 de novembro, no auditório da Maternidade Ana Braga. No fórum serão discutidos assuntos de interesses de todos os profissionais atuantes na promoção e incentivo ao aleitamento materno. Os interessados em participar desse evento devem procurar a secretaria do banco de leite para efetivar suas inscrições.
O Banco de Leite Humano do Amazonas funciona na Maternidade Ana Braga e foi criado com o objetivo de promover o aleitamento materno, através de ações educativas nas maternidades e unidades de saúde, buscando sensibilizar profissionais e mães sobre a importância do aleitamento materno.
Em um ano de funcionamento o banco de leite captou e pasteurizou 1.592 litros de leite, para distribuição a bebês prematuros, internados nas unidades hospitalares. O banco processa cerca de 200 litros de leite mensalmente e possui um veículo próprio que recolhe o leite doado na casa das doadoras e também distribui o alimento pasteurizado.
Para o próximo ano os profissionais do banco pretendem implantar o processo de liofilização do leite materno, ou seja, a fabricação de leite humano em pó, o que beneficiaria a população do interior do estado, a aquisição de um pasteurizador automático, que vai possibilitar aumentar a produção do banco e uma linha 0800, através da qual um profissional especializado poderá tirar dúvidas sobre o aleitamento materno e os cuidados com a alimentação de recém nascidos.