Susam discute situação de calamidade com MS
O secretário executivo do Ministério da saúde, José Agenor, será recebido hoje (18/10) pelo secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. Às 9 horas, os dois participam de reunião na sede da Secretaria de Estado da Saúde para tratar de assuntos relacionados à situação de calamidade pública dos municípios mais atingidos pela vazante dos rios no Amazonas.
O ministro da saúde, José Saraiva Felipe, informou que o Ministério está enviando kits de medicamentos para ajudar nas ações de socorro às comunidades do interior. Inicialmente o Governo Federal comprometeu-se com o envio de 28 kits de cerca de 100kg cada um, contendo 21 itens diferentes e 270 mil frascos de hipoclorito.
As primeiras remessas de produtos para a saúde saíram dos estoques da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). Desde a última sexta-feira, foram enviados pelo Governo do Amazonas, quase 20 toneladas de remédios e produtos para a saúde para oito municípios, via fluvial e rodoviária. O material já começou a ser distribuído com a ajuda da Defesa Civil e dos agentes comunitários de saúde, às comunidades, localizadas fora das sedes municipais. Quatro médicas também foram deslocadas para o interior para acompanhar a distribuição dos medicamentos e reforçar o atendimento prestado à população pelas equipes locais.
Wilson Alecrim garante que não foram registrados surtos de doenças nessas localidades, mas a Secretaria de Saúde está vigilante, realizando o monitoramento principalmente das doenças de veiculação hídrica, para as quais a população está mais vulnerável, em função do aumento da concentração de vírus e bactérias nas águas.
Nesta terça-feira, seguem mais medicamentos para quatro municípios do Alto Rio Solimões – tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença. Os lotes serão transportados via aérea até as sedes e, com o apoio de helicópteros ou de pequenas embarcações para as comunidades mais isoladas. A ação vai contar com o apoio da FAB e do Comando Militar da Amazônia.