Convocados devem apresentar documentos

Os candidatos aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), convocados nesta primeira etapa, conforme Decreto de 05 de outubro de 2005, publicado no Diário Oficial do Estado, devem comparecer a partir da próxima segunda-feira (10) ao auditório da Secretaria de Estado da Administração e Gestão (Sead), localizado à Rua Recife, nº 3280, no Parque 10, entre as 8h e 14 horas, para apresentação da documentação exigida para a posse e exercício do cargo e outros procedimentos, de acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas.

O Departamento de Gestão de Recursos Humanos da Susam informa que os profissionais convocados devem apresentar, dentro de 30 dias, a contar da data de publicação do decreto de nomeação, os documentos pessoais, conforme lista e número de cópias estipulados. Ao se apresentar, o futuro servidor também receberá a relação dos exames pré-admissionais exigidos pela Junta Médica Oficial do Estado, assim como o encaminhamento para a realização dos mesmos em uma das unidades da rede pública de saúde. Os que tiverem antecipado a realização de todos os exames e estiverem com os resultados em mãos serão encaminhados para a Junta Médica.

O candidato convocado também deverá, após a entrega dos documentos pessoais, preencher outros documentos exigidos para a posse, dentre os quais a declaração de empregos públicos, a declaração de bens, a ficha de cadastro e o termo de posse. Todos os formulários serão fornecidos no momento da apresentação do futuro servidor e também estão disponíveis no site da Susam (www.saude.am.gov.br), para impressão e preenchimento.

Nesta primeira etapa foram nomeados 1.073 servidores, dos quais 30 portadores de necessidades especiais. Destes, 770 irão trabalhar nas unidades da rede e 303 nas seis fundações estaduais de Saúde – Hospital Adriano Jorge, Hemoam, Cecon, Medicina Tropical, Alfredo da Matta e Vigilância em Saúde.

O concurso ofereceu 10.206 vagas para a capital e para os municípios do interior. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a convocação dos demais aprovados será feita gradativamente a fim de manter o funcionamento das unidades sem prejuízo para a prestação dos serviços à população. “Não faremos novas convocações sem avaliar o funcionamento da rede com a entrada de cada grupo de servidores admitidos porque a Saúde, no geral, e cada unidade, em particular, têm suas rotinas e necessidades que precisam estar bem assimiladas para evitar transtornos na atenção ao paciente”, explica.
.
As próximas chamadas, segundo Wilson Alecrim, ainda não têm data definida, mas ele adianta que a seguinte deverá contemplar servidores para o interior do Estado. O concurso vale por dois anos e pode ser prorrogado por mais dois.

O secretário destaca que este concurso público foi o primeiro de grande porte realizado na área de Saúde nos últimos 12 anos. “É um esforço governamental para garantir que as admissões a partir de agora só sejam feitas através do concurso, a não ser em casos excepcionais”.