Conselho de Saúde abre conferências

O Conselho Estadual de Saúde, presidido pelo Secretário de Estado da Snos dias aúde, Wilson Alecrim, abre neste sábado (01/10), às 19 horas, no auditório da reitoria da UEA, as conferências estaduais do Trabalho e da Educação na Saúde e a de Saúde do Trabalhador.

Durante três dias (até 04/10) profissionais de saúde, gestores, usuários e prestadores de serviços do SUS estarão discutindo novas diretrizes para a Política Nacional de Saúde. Serão apresentados os resultados das conferências municipais, realizadas recentemente em 37 municípios.

As propostas consolidadas em nível estadual serão levadas para as conferências nacionais que acontecem nos meses de novembro deste ano e março de 2006. É a primeira vez que são realizadas conferências para a discussão específica destes temas.

A solenidade oficial de abertura será feia pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde, Wilson Alecrim e pela coordenadora de Ações Estratégicas em Educação na Saúde, Ana Estela Haddad, que estará representando o ministro da saúde, José Saraiva Felipe.

Na pauta da 1ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador, que tem como tema central “Trabalhar sim, adoecer não”, estão a incorporação da saúde do trabalhador nas políticas de desenvolvimento sustentável e a efetivação e o controle social da saúde dos trabalhadores e, além da garantia de integralidade e da transversalidade da ação do Estado nesta área.

A 1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde tem como tema central “Trabalhadores de Saúde e a saúde de todos os brasileiros: práticas de trabalho, gestão, formação e participação”. Serão debatidos durante o evento a formação dos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde, a gestão do trabalho no SUS e o desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS.

Wilson Alecrim diz que a realização das conferências representa mais um etapa no processo de consolidação do SUS e que, embora a etapa estadual de discussões não tenha o poder decisório, é a instância onde são levantadas as propostas que serão objeto de análise em nível nacional e que, ao final, devem nortear a atualização e o incremento das políticas de saúde. “Nesse processo, devem ser avaliadas, inclusive, as diversidades regionais e as melhores alternativas para de solução”, avalia.

Para discutir os temas das duas conferências foram convidados profissionais do Ministério da Saúde, Conselho Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Susam, Conselho Estadual de Saúde (CES), Sindicatos dos Profissionais de Saúde do Amazonas, universidades Estadual do Amazonas (UEA) e Federal do Amazonas (Ufam), INSS, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Tribunal Regional do Trabalho, Fiocruz, sindicatos e outras organizações de saúde e relacionadas ao trabalho.

Entre os convidados nacionais estão o secretário de saúde do estado do Rio de Janeiro, médico sanitarista Gilson Cantarino, a socióloga sanitarista Maria Luiza Jaeger e os representantes do Ministério da saúde, Francisco Marconde Drumond, Célia Regina Pierantoni e Maria da Graça Hoefel.

Nos dias 2 e 3 (domingo e segunda-feira), as atividades das conferências, que serão realizadas simultaneamente em salas diferentes da reitoria da UEA, começam às 8 horas e se encerram às 18 horas. No último dia dos eventos, terça-feira, os debates terão início às 8 horas e serão concluídas às 17 horas.