Passeata pela Doação de Órgãos
Cerca de 350 estudantes de seis escolas estaduais participaram na manhã de ontem (26) de uma passeata, que tinha o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de órgãos. O evento fez parte da programação desenvolvida pela Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, 27 de setembro.
Os estudantes ficaram concentrados na Praça da Matriz, onde receberam folders explicativos com orientações sobre a doação de órgãos e tecidos. Eles foram orientados por profissionais da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Amazonas (CNCDO) sobre a doação como uma forma de ajudar alguém a melhorar sua qualidade de vida. Os estudantes também ficaram conhecendo o trabalho da Central, que é coordenado pelo Ministério da Saúde e que garante a qualidade e a legalidade do serviço.
A passeata teve inicio às 9h da manhã e os estudantes percorreram a avenida Eduardo Ribeiro, segurando faixas e repetindo frases criadas por eles próprios sobre a doação de órgãos. Também aproveitaram a oportunidade para distribuir folders com informações sobre que órgãos podem ser doados e quando pode ser feita a doação. O objetivo foi envolver comerciantes e consumidores do centro comercial de Manaus.
O diretor da Central Estadual de Transplantes, Noaldo Lucena, que esteve acompanhando a passeata, disse que a ação junto aos estudantes é importante porque eles irão atuar como agentes multiplicadores das informações apreendidas. “Os jovens geralmente se engajam nessas causas. Eles vão falar sobre o assunto em casa e nos lugares onde costumam freqüentar e nós teremos a garantia de que a informação irá se propagar”, disse Lucena.
A diretora do Banco de Olhos do Amazonas, a oftalmologista Cristina Garrido, também esteve acompanhando os alunos e ajudando a esclarecer dúvidas com relação à doação de córneas. Ela conversou com os estudantes sobre a importância da conscientização da família sobre a vontade do doador de ajudar alguém a viver melhor. “As córneas só são retiradas de cadáveres e isso só acontece se a família autorizar, por isso a importância dessa conscientização”, disse.
O movimento também contou com a participação de representantes da Associação dos Transplantados de Fígado do Amazonas, que estiveram conversando com os estudantes sobre suas histórias de vida e explicando que depois do transplante eles têm uma vida normal como qualquer outro cidadão, realizando atividades do dia-dia e até praticando esportes.
A programação em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Órgãos se encerra nesta terça-feira (27) com a celebração de uma missa em ação de graças pelos doadores de órgãos que será realizada às 8h, no Hospital Adriano Jorge e com a apresentação da orquestra Amazonas Jazz Band, às 19h, no Teatro da Instalação. O coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Roberto Schlindwein, estará em Manaus participando desses eventos.