Trabalho da FVS é destaque nacional

A dissertação de mestrado “Desenvolvimento de SIG para Análise Epidemiológica da Distribuição Espacial da Malária em Manaus – Um enfoque em nível local”, de autoria do gerente de Doenças de Veiculação Vetorial da Fundação de Vigilância em Saúde, Wagner Terrazas, é um dos seis trabalhos classificados na segunda etapa do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS.

A defesa do trabalho, que concorre ao primeiro lugar na categoria Mestrado, será feita nesta terça-feira (20/09), em Salvador, na Bahia. A solenidade de entrega da premiação será durante a abertura do 9º Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas.

De acordo com Terrazas, seu trabalho tem um cunho inovador, pois sugere o uso da localidade como menor unidade epidemiológica de avaliação espacial da malária e cria um Sistema de Informação Geográfica com polígonos digitalizados das localidades do município de Manaus. “Tradicionalmente emprega-se a categoria bairro ou setor censitário como unidade geográfica de agregação de dados na maioria dos sistemas de informações em saúde no país”, diz.

Ao todo foram inscritos cinco mil trabalhos de todo o Brasil, na versão 2005 do Prêmio de Incentivo à Ciência e Tecnologia do SUS.

O prêmio visa promover a produção científico-tecnológica e é aberto a pesquisadores, estudiosos e profissionais que apresentem monografias, publicações em veículos científicos, dissertações de mestrado ou teses de doutorado com alto potencial de aplicação no SUS.

Para maiores informações o resumo do trabalho de Wagner Terrazas, pode ser acessado no endereço: