Susam chama concursados em setembro

O secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, reafirmou que a primeira convocação dos aprovados no concurso público será feita ainda no mês de setembro para a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e para as seis fundações vinculadas – Hemoam, Cecon, Alfredo da Matta, Medicina Tropical, Vigilância em Saúde e Hospital Adriano Jorge. O número de aprovados que serão convocados no primeiro grupo ainda está sendo definido mas, de acordo com o secretário deve chegar a 1 mil.

Alecrim disse que está analisando o conteúdo do relatório entregue anteontem pela Comissão Especial que teve a missão de estudar e propor o planejamento de convocação dos novos servidores e que só após esta análise irá informar sobre o cronograma completo de convocações.

Em reunião desde segunda-feira com um grupo de profissionais que representam o Banco Mundial, com quem discute a implantação de projetos para a saúde do Estado, o secretário não estava na sede da Secretaria ontem, durante a manifestação promovida por uma comissão de concursados aprovados. No entanto, solicitou, por meio de um de seus assessores, que o grupo encaminhasse suas reivindicações ou propostas à Secretaria. Segundo Alecrim, até ontem a comissão não havia feito nenhum contato com a Susam, para discutir a questão das convocações. Segundo ele, a Secretaria só tomou conhecimento da existência da comissão pela Imprensa.

De acordo com Wilson Alecrim, a convocação dos aprovados no concurso será feita de forma gradual para evitar problemas no atendimento ao público, especialmente nas áreas de urgência, emergência e maternidades. Ele disse que com a aprovação de apenas 20% dos servidores em regime especial temporário, e diante de uma série de preocupações dos diretores de unidades, foi necessário estudar um cronograma que considerasse o impacto da substituição de até 80% do quadro atual de servidores.

Alecrim disse que durante o período de estudos da Comissão Especial, os contratos temporários em período de vencimento tiveram prorrogação automática. Ele destacou, que não foram realizados novos contratos.

O concurso da Susam, realizado em abril deste ano com a oferta de 10.206 vagas, é válido por dois anos, conforme o edital, e pode ser prorrogado por mais dois, havendo necessidade.

________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – (3643-6327, 9995-1310)