Pronto Socorro 28 de Agosto em reforma

O Pronto Socorro 28 de Agosto dá continuidade à modernização da sua estrutura. Hoje (12/09) está sendo iniciado o trabalho de reforma das áreas de Clínica Médica e Cirúrgica. Os novos ambientes trarão mais agilidade e conforto aos pacientes. 12/09/2005

Teve início hoje o trabalho de reforma das áreas de Clínica Médica e Cirúrgica do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, localizado na rua Recife, zona Centro Sul. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), as obras visam adaptar o fluxo de pacientes e de atendimento médico na unidade, melhorando e agilizando a atenção aos pacientes que precisam de intervenção imediata. A reforma vai acontecer em três etapas e terá duração prevista de 90 dias. Durante este período, apesar da redução no espaço físico, a prestação dos serviços essenciais vai continuar a ser feita. O apoio às internações será dado pelos hospitais Adriano Jorge e Francisca Mendes.

Para não congestionar o fluxo de atendimento, a direção do Pronto Socorro está solicitando à população que procure o 28 de Agosto somente em casos de real emergência. “Até 70% dos casos atendidos aqui poderiam ser resolvidos nos SPAs, nos AARs e até nos postos de saúde. Ocorre que muitas vezes a pessoa não quer marcar consulta e recorre ao pronto socorro, onde o atendimento e os exames são feitos na hora”, explica o diretor geral da unidade hospitalar, César Cortez.

O diretor esclarece que o atendimento no 28 de Agosto deve ser feito prioritariamente às vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos graves por arma branca (faca, terçado, canivete, estilete etc), ferimentos por arma de fogo, fraturas e queimaduras de grandes extensões, envenenamentos, ingestão de corpo estranho, afogamentos, além de dores repentinas e intensas, principalmente no peito. Outra unidade pública que atende esses casos em Manaus é o Pronto Socorro João Lúcio, que funciona na zona Leste.

De acordo com o diretor, podem e devem ser atendidos nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e Ambulatórios de Alta resolutividade (AARs), que também funcionam 24 horas para atendimento de urgência, os casos mais simples, como queimaduras não muito extensas, pequenos cortes e ferimentos, mordida de animais, furadas de prego, quedas que não provoquem grandes fraturas, dores agudas e abscessos (espécie de tumores) que precisam ser drenados. A Susam mantém cinco SPAs, distribuídos nas zonas Sul, Leste, Norte e Oeste, e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), administra sete AARs, também localizados nas diversas zonas da capital.

Os Postos de Saúde são os locais corretos para consultas médicas, quando o estado do paciente não exigir atendimento urgente, ou seja, quando a pessoa não estiver grave ou em estado de saúde que indique risco de morte. Os Postos de Saúde estão distribuídos em todos os distritos da cidade e funcionam com agendamento de consultas. Nestes locais, o médico também faz a solicitação dos exames necessários, que podem ser realizados no próprio local ou em uma unidade para a qual o paciente é encaminhado.

“Quem tiver apenas febre, dor de cabeça, pressão alta e diarréia, por exemplo, não deve procurar o pronto-socorro”, reforça César Cortez, lembrando que o 28 de Agosto também não faz distribuição de medicamentos para tratamento domiciliar. “Fazemos atendimento imediato. O acompanhamento dos doentes é feito posteriormente pelos postos de saúde, hospitais e policlínicas, dependendo do tipo e da gravidade de cada caso”.

Modernização

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que a reforma das áreas de Clínica Médica e Cirúrgica do Pronto Socorro 28 de Agosto faz parte do processo de modernização da unidade. O conjunto de obras inclui, ainda, as duas recepções distintas para urgência e emergência, já em funcionamento, a reforma da lavanderia e do refeitório (em fase de conclusão) e a construção de um novo estacionamento (em andamento), ampliando a capacidade para mais 48 veículos.

Somente nas etapas de reforma interna, que abrangem 700 metros quadrados, estão sendo investidos pelo Governo do Amazonas cerca de R$ 488 mil. Serão construídas novas enfermarias, ambiente de reanimação, consultórios de clínica médica, posto de medicação, toda a enfermaria cirúrgica de emergência e a área de higienização.

O 28 de Agosto é referência em urgência e emergência e atende, em média, 500 pacientes todos os dias.

Unidades para urgências simples – Funcionamento 24 h

1. SPA Eliameme Mady (Av. Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras – Galiléia II)
2. SPA Zona Sul (Rua Bento José de Lima, 33 – Colônia Oliveira Machado)
3. SPA Coroado (Avenida Beira Mar, 156, Coroado II)
4. SPA Alvorada (Rua Lóris Cordovil, s/n – Alvorada I)
5. SPA Joventina Dias (Rua T6, 33 – Compensa III
6. AAR Arthur Virgílio Filho (Travessa 10, 3015, Cidade Nova 5)
7. AAR Balbina Mestrinho (Rua 17, 170, Núcleo 3 – Cidade Nova 2)
8. AAR Sálvio Belota (Rua Samambaias, 866 – Santa Etelvina)
9. AAR Valério di Carlo (Rua Bom Jesus, s/n – Novo Israel)
10. AAR Alfredo Campos (Alameda Cosme Ferreira, s/n – Zumbi II)
11. AAR Gedes Medeiros Filho (Av. Pirarucu, 1000, Etapa 3, Jorge Teixeira)
12. AAR Ponta Negra (Balneário da Ponta Negra – Ponta Negra)

_____________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 3643-6327, 9995-1310