Ministro inaugura segunda Farmácia Popular

A agenda de compromissos do ministro Saraiva Felipe em Manaus está fechada. Ele vai participar de uma série de ações na área de Saúde, a convite do governador do Estado Eduardo Braga, entre os próximos dias 19 e 20.

Na sexta-feira (19), às 15 horas, o ministro e o governador Eduardo Braga inauguram a segunda unidade da Farmácia Popular do Brasil, no Estado. A farmácia está instalada na avenida 7 de setembro, 427 (esquina com a rua Itamaracá) e vai oferecer medicamentos com preços até 85% menores que os praticados pela rede comercial de drogarias. A primeira unidade do programa em Manaus foi aberta em fevereiro deste ano, no shopping Grande Circular, zona Leste, onde já são atendidos, em média, 400 usuários por dia, com receitas médicas e odontológicas da rede pública e privada. A lista da Farmácia Popular contempla 95 itens, incluindo anti-parasitários, antiinflamatórios, anti-hipertensivos e antibióticos, entre outros.

Ainda na Farmácia Popular, logo após a cerimônia de inauguração, o ministro anuncia o credenciamento no SUS do Hospital Universitário Francisca Mendes para a realização de procedimentos de alta complexidade em Cardiologia, e o protocolo de cooperação técnica referente ao programa Suporte em Ortopedia e Traumatologia (Suport), a ser executado entre o Instituto de Traumato-Ortopedia (Into), vinculado ao Ministério da Saúde e a Fundação Hospital Adriano Jorge, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

O credenciamento habilita oficialmente o Francisca Mendes para as cirurgias cardíacas, garantindo também o repasse de recursos federais correspondentes a este serviço. O hospital já conta com diagnóstico e tratamento clínico de doenças do coração e está sendo estruturado para se tornar unidade referencial pública em Cardiologia adulta e pediátrica.

O convênio para procedimentos em trauma-ortopedia vai viabilizar a realização de cirurgias de alta complexidade nesta área. O primeiro projeto, de acordo com a Susam, será a realização, já em setembro, de um mutirão para implantação de próteses e outros procedimentos, o que deve beneficiar de imediato 60 pacientes.

Também estão definidos pela agenda do ministro para o dia 19 de agosto, uma visita às obras do novo prédio da Fundação Centro de Oncologia (Fcecon) e um encontro com o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa. À noite, Saraiva Felipe tem um jantar marcado com o governador Eduardo Braga.

No sábado, dia 20, às 8 horas, o ministro da Saúde faz a abertura da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, acompanhado de Braga e dos secretários de saúde, Jesus Pinheiro (municipal) e Wilson Alecrim (estadual). A abertura acontece na Escola Municipal Maria Ferreira da Silva, localizada na rua Autaz Mirim, 9118, Jorge Teixeira, às 8h30. A meta desta segunda etapa da campanha é vacinar mais de 16 milhões de crianças menores de cinco anos no Brasil e mais de 400 mil, no Amazonas.