Interior também deve buscar título de Amigo da Criança

As ações voltadas para o incentivo ao aleitamento materno, realizadas nas maternidades estaduais de Manaus e que resultaram na certificação de quatro unidades com o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pela Organização Mundial de Saúde, estão sendo estendidas para o interior do Estado. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) é que nos 62 municípios os índices de aleitamento exclusivo sejam elevados, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria da saúde geral da população.

Para isso, segundo o secretário Wilson Alecrim, profissionais que atuam no interior serão orientados a adotar todas as práticas que garantem às unidades de saúde o perfil de Hospital Amigo da Criança, incluindo o incentivo sistemático a mães e futuras mães para que amamentem seus filhos exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida.

A coordenadora Estadual de Saúde da Criança, Ângela Matos, já está realizando reuniões com secretários municipais e diretores de hospitais do interior para a implantação de um cronograma de treinamentos para os agentes que integram os programas de Saúde da Família (PSF) e Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Boca do Acre, Coari, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo serão os primeiros municípios a receber o treinamento para a implementação das medidas de cooperação técnica para o incentivo ao aleitamento. Os agentes de saúde serão responsáveis por orientar as futuras mães ainda no pré-natal sobre as vantagens do aleitamento materno. Os agentes irão falar sobre o valor afetivo e nutritivo do leite humano que, além de alimentar, protege o bebê contra diversas infecções.

No trabalho, também serão envolvidos alunos e professores para atividades de conscientização da importância do aleitamento materno, dentro e fora das escolas.

Ângela Matos explica que com a implementação dessas ações os hospitais do interior dão os primeiros passos para o credenciamento na Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Para receber o título o hospital deverá atender aos dez passos de incentivo ao aleitamento e deverá passar por uma inspeção feita pelo Ministério da Saúde. As ações serão acompanhadas e apoiadas pelos membros do Comitê Estadual de Aleitamento Materno. “A inscrição da unidade na Iniciativa deverá ser feita quando o município se sentir preparado, com pessoal capacitado, com normas e rotinas implantadas e com as ações na comunidade implementadas”, informa.

Boca do Acre – A coordenadora Estadual de Saúde da Criança, Ângela Matos, já esteve no município de Boca do Acre, onde reuniu-se com o secretário municipal de Saúde, Manuel Barbosa, e com o diretor do hospital Dona Maria Geni Lima, José Carlos Lopes. As ações de incentivo ao aleitamento materno já estão sendo implementadas no município, que viabilizou a capacitação de 30 agentes comunitários.

Após dois meses de trabalho as ações serão avaliadas por membros do Comitê Estadual de Aleitamento Materno que também irão ministrar o curso de Manejo Clínico, Apoio e Incentivo ao Aleitamento para os profissionais de nível médio e superior. A meta estabelecida em Boca do Acre é credenciar o hospital como Amigo da Criança até o final deste ano.