Fundação de Vigilância é referência para o SUS

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, está sendo apresentada durante o 1º Encontro do Conselho para Troca de Experiências Bem Sucedidas na implementação do SUS como uma das 20 experiências mais bem sucedidas do Brasil. A Fundação foi criada no ano passado e atua efetivamente desde janeiro deste ano como órgão estadual responsável pelas ações de vigilância ambiental, sanitária e epidemiológica.

A apresentação dos primeiros resultados da Fundação, principalmente nos primei O secretário estadual Wilson Alecrim e o diretor da Fundação, Evandro Melo, uma balanço dos primeiros seis mesese o secretserão apresentados hoje (06/08) ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), durante. O evento acontece em Fortaleza, reunindo secretários estaduais de saúde de todo o Brasil.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas foi criada oficialmente em 2004 com o objetivo de dar mais agilidade e autonomia às ações da área. A Fundação incorporou as atribuições do antigo Departamento de Vigilância da Susam, assumindo a formulação e operacionalização das políticas de saúde referentes aos sistemas de vigilância epidemiológica e controle de agravos, vigilância ambiental e sanitária, ações de imunização, controle de zoonoses, produção e análise epidemiológica e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

De acordo com o diretor técnico da Fundação, Bernardino Albuquerque, para essas ações a Fundação tem buscado a otimização dos recursos e benefícios entre os parceiros do SUS. O trabalho também está sendo feito considerando especificidades locais, com ações planejadas de acordo com as necessidades imediatas da população e tratando os problemas com soluções para curto, médio e longo prazos. Segundo Bernardino, a qualificação contínua dos servidores também representa um ganho. “Nós temos a preocupação de manter o nosso pessoal atualizado, o que garante melhor desempenho técnico e melhores resultados nos serviços executados no nível administrativo quanto no operacional”.

“Nossa meta é transformar a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas em um modelo adaptável de gestão das ações de controle e prevenção de doenças para outras unidades da federação brasileira”.
.